Sonu Shamdasani discute crise de identidade da psicoterapia

Fevereiro/2023

Sonu Shamdasani. Foto: Reprodução/YouTube

“Você já passou por algum tipo de psicoterapia ou conhece alguém que o tenha feito? Para muitos de nós, a resposta a essas perguntas será afirmativa. Portanto, estudar a história da psicoterapia é estudar a nós mesmos – ou estudar algo diretamente alusivo a nós e aos que nos circundam.”

Assim, aproximando pessoalmente o tema de cada leitor, Sonu Shamdasani começa seu artigo A crise de identidade da psicoterapia: reflexões sobre as historiografias das psicoterapias, publicado no suplemento “Histórias transculturais de psicoterapias” da revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos (v. 29, supl., dez/2022), que ele coeditou com Cristiana Facchinetti, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Professor e codiretor do Health Humanities Centre / University College London, Sonu Shamdasani segue despertando a nossa curiosidade no segundo parágrafo: “O campo da psicoterapia é estranho, pairando entre ciência, medicina, religião, arte e filosofia.”

O artigo reflete sobre a ausência de trabalhos comparativos na área, delineia a crise de identidade das psicoterapias, focaliza pontos nodais, como o surgimento do termo, as tentativas fracassadas de unificar o campo, de Forel a Jung, e a aparição de estudos de resultados. Por fim, o autor situa as histórias das psicoterapias no contexto de áreas adjacentes: a relação com a história das ciências, os estudos de Freud, a história da religião e os estudos religiosos, a história intelectual, a história da psiquiatria, a história da medicina e seu lugar na história cultural.

Ficou interessado? Acesse o artigo na íntegra!

Leia na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos:

A crise de identidade da psicoterapia: reflexões sobre as historiografias das psicoterapias, artigo de Sonu Shamdasani (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 29, supl., dez/2022)

Leia também:

Histórias transculturais de psicoterapias: novas narrativas
Sonu Shamdasani, do Health Humanities Centre/University College London, e Cristiana Facchinetti, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, assinam a Carta dos Editores Convidados da revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos (v. 29, supl. 1, dez/2022)


Histórias de psicoterapias para encerrar 2022

HCS-Manguinhos termina o ano com suplemento organizado por Sonu Shamdasani (University College London) e Cristiana Facchinetti (Fiocruz), que conversou sobre o tema com o blog da revista

Acesse o sumário da edição e todos os artigos na íntegra (História, Ciências, Saúde-Manguinhos v. 29, supl., dez/2022)