Revista Radis destaca crise climática e tragédia no Rio Grande do Sul

Junho/2024

Catástrofes climáticas como a do Rio Grande do Sul alertam que as medidas tomadas pelos governos têm sido insuficientes para preservar a vida e a saúde do planeta. A Fiocruz enviou insumos para diagnóstico de leptospirose e apoia famílias vítimas das enchentes, informa reportagem na edição de maio da revista RadisLeia a reportagem completa.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais e transmitida ao homem principalmente nas enchentes.

O cientista japonês Hideyo Noguchi, que descreveu o gênero Leptospira, foi tema de pesquisa do historiador Jaime Larry Benchimol, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e ex-editor-científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Benchimol assina o capítulo “Hideyo Noguchi, leptospiroses e a febre amarela” no livro Cerejeiras e cafezais: as relações médico-científicas entre Brasil e Japão e a saga de Hideyo Noguchi, escrito em coautoria com Magali Romero Sá, Kaori Kodama, Márcio Magalhães de Andrade e Vivian da Silva Cunha (Rio de Janeiro: Bom Texto, 2009, p. 149-385). Saiba mais.

Já no livro A Circulação do Conhecimento – Medicina, Redes e Impérios, organizado por Cristiana Bastos e Renilda Barreto, Benchimol é autor do capítulo “Hideyo Noguchi e a Fundação Rockefeller na campanha internacional contra a febre amarela (1918-1928)” (Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2011, p. 199-338).

O capítulo aborda o intercâmbio de pesquisadores e conhecimentos científicos sobre doenças infecciosas nos anos 1910 e 1920, comenta as ações em saúde pública orquestradas pela Fundação Rockefeller para controlá-las e discute as articulações internacionais entre práticas, políticas e saberes. Saiba mais

Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:

Antropoceno: dos desastres naturais às tragédias evitáveis
Compilamos entrevistas e reportagens publicadas no Blog de HCS-Manguinhos e links para artigos publicados na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos relacionados a desastres ambientais e o Brasil no Antropoceno.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Sobre “os remédios e medicinas que se haviam dado a negros enfermos”: os gastos com a saúde e a morte de escravos do Ofício da Província Jesuítica do Paraguay, 1711-1745, artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck e Antonio Dari Ramos (v. 30, 2023).

As incertezas da pandemia: a experiência da covid-19 no Rio Grande do Sul, artigo de Beatriz Teixeira Weber, História, Ciências, Saúde-Manguinhos (v. 29, n. 1, mar 2022)

Centros de saúde no Rio Grande do Sul, Brasil: da implementação à consolidação, 1929-1943, artigo de Ana Paula Korndörfer e Cristiano Enrique de Brum (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, n. 4, 2021)

Equoterapia, saúde e esporte: figurações da prática no Rio Grande do Sul, 1970-2000 , v. 27, n. 3, 2020)

Vínculos entre homeopatia e espiritismo no Rio Grande do Sul na passagem para o século XX, artigo de Beatriz Teixeira Weber (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 26, n. 4, dez 2019)

Gênero, história e medicalização do parto: a exposição “Mulheres e práticas de saúde”

A abordagem historiográfica dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII, artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 21 n.2  abr./jun. 2014)  

O inventário das curiosidades botânicas da Nouvelle France de Pierre-François-Xavier de Charlevoix (1744) , artigo de Michel Kobelinski.  (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 20, n. 1, mar 2013) 

Médicos alemães no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX: integração e conflito, artigo de René E. Gertz (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 20, n. 1, mar 2013) 

História da genética no Brasil: um olhar a partir do Museu da Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, artigo de Vanderlei Sebastião de Souza, Rodrigo Ciconet Dornelles, Carlos E.A. Coimbra Júnior e Ricardo Ventura Santos (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 20, n. 2, jun. 2013)

Evidências de medicina mestiça em obra escrita por irmão jesuíta na América meridional do século XVIII, artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck e Roberto Poletto (História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.19, n.4, dez 2012)

Enfermidade e morte: os escravos na cidade de Pelotas, 1870-1880, artigo de Beatriz Ana Loner, Lorena Almeida Gill, Micaele Irene Scheer (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 19 supl. 1, dez 2012)

Um itinerário para o pesquisador da história e da memória da saúde no Rio Grande do Sul, resenha de Dante Marcello Claramonte Gallian (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 18 n. 4, dez 2011)

Estratégias homeopáticas: a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul nos anos 1940-1950 , artigo de Beatriz Teixeira Weber (História, Ciências, Saúde-Manguinhos v. 18 n. 2, jun 2011)

Germanidade e banhos medicinais nos primórdios dos balneários no Rio Grande do Sul, artigo de Sílvio Marcus de Souza Correa (História, Ciências, Saúde-Manguinhos v. 17 n.1, mar 2010)

Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil, artigo de Jó Klanovicz (História, Ciências, Saúde-Manguinhos (História, Ciências, Saúde-Manguinhos v. 17 n.1, mar 2010)

Leia mais sobre o Rio Grande do Sul no Blog e na revista HCS-Manguinhos