O Antropoceno, a ‘tecnosfera’ e as ciências humanas

Fevereiro/2023

Desastre socioambiental provocado pelo rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG). Foto: Felipe Werneck/Ibama

Discussões sobre o Antropoceno e as relações entre causas, efeitos e consequências planetárias na “tecnosfera” entraram com força no campo das ciências humanas nas últimas décadas. Junto com novos trabalhos, surgem tentativas de síntese, classificação e sistematização dos estudos em humanidades sobre o Antropoceno.

Contribuindo para esta área em desenvolvimento, a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos traz no volume 30 (2023) a análise  Antropoceno, ciências humanas e historiografia, de Walter Francisco Figueiredo Lowande, professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. O artigo deriva de sua pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História da UniRio, sob supervisão do professor Rodrigo Turin. 

Segundo Lowande, desde o início dos anos 2000, a quantidade de publicações relacionadas ao Antropoceno vem aumentando exponencialmente, e uma parcela muito significativa está no campo das ciências humanas. “Uma vez que o diferencial do Antropoceno seria a evidenciação da força geológica da humanidade, as explicações desse fenômeno necessariamente se ligam a causações históricas e políticas”, explica o autor.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Antropoceno, ciências humanas e historiografia, artigo de Walter Francisco Figueiredo Lowande (HCS-Manguinhos, v. 30, 2023)

Leia mais sobre o Antropoceno e as ciências humanas no Blog de HCS-Manguinhos