Lhamas e humanos: dos Andes ao interesse global

Abril/2022

Lhama (Buffon et al., 1778)

A lhama (Lama glama) é a maior espécie animal domesticada da América do Sul e atualmente é encontrada em todo o mundo. Os povos andinos a utilizam há milênios para transporte de carga, obtenção de lã e carne e uso espiritual, entre outros. Para conhecer sua história, é preciso aprender sobre os povos que conhecem e se relacionam com esse animal, e como esses relacionamentos se transformaram ao longo do tempo.

No artigo Aprendendo com a lhama: sobre os amplos contornos de contribuições culturais e expansão geográfica, Emily Wakild, professora de história e diretora de Estudos Ambientais da Boise State University/EUA, considera ainda outras espécies relacionadas, incluindo alpaca, guanaco e vicunha, e apresenta três eras da interação lhamas/humanos: a da domesticação em sítios andinos pré-colombianos; a da dispersão e mistura, dos anos 1530 à década de 1890; e, finalmente, modismos e interesse global.

Leia em HCS-Manguinhos:

Aprendendo com a lhama: sobre os amplos contornos de contribuições culturais e expansão geográfica, artigo de Emily Wakild (HCS-Manguinhos, n. 28, supl. 1, dez/2021)