Juliette Figuier e a invisibilidade das intelectuais mediadoras é tema de Kaori Kodama

A pesquisadora Kaori Kodama fará a apresentação: “Invisibilidade das intelectuais mediadoras e a mediação da cultura científica no século XIX: o caso de Juliette Figuier” nesta sexta-feira, 11 de março, no Colóquio internacional “A Circulação da Cultura Impressa em Português. Coleções editoriais nos séculos XIX e XX”, organizado por Débora Dias, João Ferreira e Nuno Medeiros, da Universidade Nova de Lisboa em convênio com a Casa de Oswaldo Cruz. .

Saiba mais:
 

 

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Em quatro volumes, coleção Ciência, Tecnologia e Medicina na Construção de Portugal aborda do século XV ao XX
Lançamento foi realizado em 16/9/21 em aula magna na Universidade de Lisboa transmitida pelo YouTube. Assista!

Kaori Kodama lança livro infantil sobre o bairro carioca de Botafogo
A historiadora estreia no mundo dos livros infantis com “O Corcovado conta histórias: Botafogo”, ilustrado por Guto Lins, que apresenta as aventuras e descobertas de duas crianças, Clara e Pedro, em um passeio pelo bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Leia em HCS-Manguinhos:

Kodama, Kaori et al. Mortalidade escrava durante a epidemia de cólera no Rio de Janeiro (1855-1856): uma análise preliminar. Dez 2012, vol.19, supl.1

Kodama, Kaori, Primeira epidemia de cólera no Rio de Janeiro matou mais os africanos (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Dez 2012, Volume 19 Supl. 1)

Kodama, Kaori, A indeterminada questão da raça (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Dez 2012, Volume 19 Supl. 1)

Kodama, Kaori. Antiescravismo e epidemia: “O tráfico dos negros considerado como a causa da febre amarela”, de Mathieu François Maxime Audouard, e o Rio de Janeiro em 1850. Jun 2009, vol.16, no.2