Julho/2023
Entrevistas com pesquisadores em genética humana atuantes no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde os anos 1950, como Francisco Mauro Salzano e Eleidi Alice Chautard Freire-Maia, da primeira geração, estão disponíveis em áudio e texto no site do projeto História oral da genética humana.
O objetivo do site é divulgar a história da genética humana no Brasil a partir dos recursos e abordagens das humanidades digitais, com foco na trajetória dos pesquisadores do Departamento, que foram entrevistados por Rosanna Dent entre 2011 e 2014, quando elaborava sua pesquisa de doutorado em História da Ciência pelo Departamento de História e Sociologia da Ciência da Universidade da Pensilvânia.
Estas entrevistas não foram trabalhadas na tese ou no livro que ela vem escrevendo, de forma que a iniciativa também é uma maneira de se devolver aos geneticistas da UFRGS participantes as entrevistas com eles realizadas.
O tratamento e análise das entrevistas foi financiado pelo CNPq e pela New Jersey Institute of Technology (NJIT) – instituição para a qual Rosanna trabalha, numa pesquisa sobre história oral e história da genética humana a partir do caso do Departamento de Genética da UFRGS. O desenvolvimento da pesquisa envolveu também o apoio do Museu da Genética da UFRGS, que forneceu vários materiais que compõem o site, sediado no endereço hogenetica.org.
Além de Rosanna Dent, professora assistente no Departamento de História do NJIT, também coordena o projeto Ana Carolina Vimieiro Gomes, professora de História das Ciências no Departamento de História da UFMG. O trabalho envolveu ainda uma equipe com bolsistas que trabalharam na seleção de imagens e materiais que compõem a coleção de fontes e na transcrição, indexação e preparação de aspectos técnicos para disponibilizar as entrevistas, como a sincronização do áudio e com a transcrição, que permitem que se leia e escute ao mesmo tempo. Além de as entrevistas estarem sincronizadas, Ana Carolina Vimieiro destaca a possibilidade de serem pesquisáveis segundo os temas de análise e palavras-chaves, propostos à luz da história e estudos sociais da ciência e tecnologia.
Conheça o site do projeto História oral da genética humana.
Leia no Blog da revista HCS-Manguinhos:
Pesquisa genética já tem história no Brasil
Acervo do Museu da Genética da UFRGS inspira historiadores como Vanderlei de Souza, coautor de artigo publicado em 2013 na seção Fontes da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos
Historiadora estuda pesquisas sobre raça, miscigenação e genética de populações na segunda metade do século XX
Professora de História das Ciências do Departamento de História da UFMG, Ana Carolina Vimieiro Gomes aprofunda estudos sobre a introdução da genética das populações humanas no Brasil nos anos 1960 e sua relação com os investimentos da Fundação Rockefeller e outras agências nacionais e estrangeiras na ciência brasileira.
Leia na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos:
História da genética no Brasil: um olhar a partir do Museu da Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, artigo de Vanderlei Sebastião de Souza, Rodrigo Ciconet Dornelles, Carlos E.A. Coimbra Júnior e Ricardo Ventura Santos. Seção Fontes, História, Ciências, Saúde – Manguinhos v. 20, n. 2, abr-jun 2013)
‘A Most Bountiful Source of Inspiration:’ Dobzhansky’s Evolution of Tropical Populations, and the Science and Politics of Genetic Variation, artigo de Tito Carvalho, História, Ciências, Saúde-Manguinhos v. 26, n. 1, março 2019.
Karyotyping and Population Genetics in Cold War Mexico: Armendares’s and Lisker’s Characterization of Child and Indigenous Populations, 1960s-1980s, artigo de Ana Barahona, História, Ciências, Saúde-Manguinhos v. 26, n. 1, março, 2019 .
On Slaves and Genes: ‘Origins’ and ‘Processes’ in Genetic Studies of the Brazilian Population, artigo de Elena Calvo-González, História, Ciências, Saúde-Manguinhos v. 21, n. 4, dez 2014)
Dossiê Raça, Genética, Identidades e Saúde – História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 2, 2005
Dossiê Transgênicos – História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 7, n. 2, 2000