Janeiro/2023
A revista Cantareira acaba de lançar o dossiê “História da saúde na América Latina (séculos XVI-XXI): instituições, sujeitos, debates e práticas” (n. 37, jul-dez/2022), organizado por Natalia Ceolin e Silva (Universidad de Salamanca) e Rhaiane Leal (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz).
O periódico dos graduandos e pós-graduandos em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) convidou autores a apresentarem propostas de artigos referentes às questões da saúde na América Latina em perspectiva histórica.
O objetivo foi reunir pesquisas de discentes que explorassem as relações entre a saúde e suas dimensões sociais, econômicas e políticas da região em quaisquer contextos.
A seleção de textos publicados indica o crescente interesse dos estudantes de graduação e pós-graduação por temas da área, tendência atribuída à consolidação nas últimas décadas desta área de estudo e à pandemia de Covid-19, desde 2020, que reforçou a ideia de doença como evento histórico de escala individual e coletiva.
Dentre os temas contemplados na edição, destacam-se o reconhecimento dos saberes indígenas para tratamento de padecimentos do corpo e alma, atuação de práticas médicas não licenciadas em período colonial, instituições assistenciais da época moderna, produção de conhecimentos científicos na região e suas conexões com a comunidade científica global e políticas sanitárias de cooperação internacional.