Paulo Gadelha era diretor da COC/Fiocruz quando a revista HCSM foi lançada, em 1994
“HCSM é um espaço aberto a convivências de diversas perspectivas”, afirmava Paulo Gadelha na apresentação do primeiro número da revista, criada em 1994 pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
Entusiasta do projeto editorial do periódico, Gadelha foi diretor da COC de 1985 a 1997. Graduado em medicina e doutor em saúde pública, ele foi presidente da Fiocruz por dois mandatos: de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016.
“Leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência são as Seis propostas para o próximo milênio, de Italo Calvino. Frutos de uma reflexão sobre a literatura, são valores universais, que em sua expressão sintética trazem um sopro vitalizante e um desafio para quaisquer formas de comunicação. Esperamos que Historia, Ciências, Saúde — Manguinhos possa contribuir para esse ideal”, desejava Gadelha há 30 anos, no primeiro texto da revista. (HCSM, v. 1, n.1, jul/out, 1994).
Esperamos seguir atingindo estes e outros ideais deste milênio, e para isso vamos conversar sobre os rumos da ciência aberta, da avaliação de periódicos e da divulgação científica em humanidades no evento Ciência aberta e os periódicos científicos de ciências humanas,nos dias 7 e 8 de agosto, com transmissão pelo YouTube. Paulo Gadelha participará da mesa de abertura!
Programação:
Ciência aberta e os periódicos científicos de ciências humanas
30 anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos Marcos José de Araújo Pinheiro (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz) Marcos Cueto (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos) Jaime L. Benchimol (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz) Paulo Gadelha (Fiocruz) Ruth B. Martins (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz)
14:30 – 16:30 Ciência aberta nas revistas científicas de humanidades
Vivette García Deister (Revista Tapuya/Universidad Nacional Autónoma de México) Rebeca Gontijo (revista História da Historiografia/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Marcelo de Souza Bispo (revista Administração Contemporânea/Universidade Federal da Paraíba) Vanessa Jorge (Fiocruz/Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação) Marcos Cueto (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos) Mediação: Jaime Benchimol (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz)
Quinta-feira, 8/8/2024
Manhã: 9:30 – 12:30
Qualis Periódicos na área de história
Sonia Menezes (Revista Brasileira de História/Universidade Regional do Cariri) Marcos Eduardo de Sousa (Universidade Federal de Ouro Preto/Cefet-MG) Marcus Leonardo Bomfim Martins (revista História Hoje/Universidade Federal de Juiz de Fora) Mediação: Roberta Cardoso Cerqueira (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos)
Tarde: 14:30 – 16:30
Divulgação de periódicos científicos na área de ciências humanas
Ronaldo Araújo (Universidade Federal de Alagoas) José Ragas (Pontificia Universidad Católica de Chile) Germana Barata (Universidade Estadual de Campinas) Mariana de Moraes Silveira (revista Varia Historia/Universidade Federal de Minas Gerais) Roberta Cardoso Cerqueira (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos) Mediação: Vivian Mannheimer (Fiocruz/Assessoria de Comunicação Casa de Oswaldo Cruz/revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos)
Veja também:
Veja a cobertura completa do evento em comemoração aos 30 anos da revista HCS-Manguinhos:
Assim como os artigos científicos pautam seus meios online, o inverso também acontece. Vide as experiências das revistas Varia Historia, HCS-Manguinhos e Tapuya apresentadas no evento de 30 anos da Manguinhos.
Um artigo estar em acesso aberto não significa que o conhecimento esteja acessível a não especialistas de forma que possam entender e usar, explica Germana Barata, do Labjor/Unicamp. Ela evocou compromissos da divulgação científica com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua apresentação no evento de 30 anos da revista HCS-Manguinhos.
Editores discutem desempenho de revistas nas redes sociais e caminhos a trilhar. Ronaldo Araújo apresenta estudo sobre periódicos indexados na base SciELO.
Das 208 revistas brasileiras indexadas na área de História, 101 (48,6%) são do Sudeste. Os dados foram expostos por Marcos Eduardo de Sousa na mesa “Qualis Periódicos na área de história”, no evento de 30 anos da revista HCS-Manguinhos. Já Marcus Leonardo Bomfim Martins, editor da revista História Hoje, abordou os desafios à interdisciplinaridade, questão especialmente sensível ao periódico aniversariante.
Editores de periódicos de ciências sociais e humanas contam suas experiências com ciência aberta no evento em comemoração aos 30 anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.
Em apresentação no evento em comemoração aos 30 anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Sônia Menezes, editora da Revista Brasileira de História e professora da Universidade Regional do Cariri, explicou que a GenAI pode gerar conteúdos de forma autônoma em texto, imagem, vídeo e áudio, além de corrigir, traduzir e até melhorar argumentos. Mas há questões éticas e cada publicação tem suas regras.
Do acesso aberto aberto dos nove periódicos científicos até plataformas online que promovem a ciência cidadã, a ciência aberta na Fundação Oswaldo Cruz é como um “grande guarda-chuva de práticas e iniciativas”, conforme apresentou a coordenadora do Fórum de Editores Científicos da Fiocruz, Vanessa Jorge, no evento de 30 anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.
Editor-científico do periódico História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Marcos Cueto explicou que o modelo comercial das grandes editoras do Norte Global cobra altos valores de assinatura a bibliotecas e leitores e glorifica indicadores controversos como o fator de impacto. Ele participou da mesa Ciência aberta nas revistas científicas de humanidades no evento de 30 anos da revista da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Há 30 anos, Ruth Martins, Jaime Benchimol e Paulo Gadelha participaram da criação da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Eles contaram suas memórias na mesa de abertura do evento comemorativo pelas três décadas do periódico científico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
“Uma pérola”. Assim o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo Pinheiro, descreve o periódico da Casa. Ele conversou com o Blog de HCS-Manguinhos após a mesa de abertura do evento Ciência aberta e os periódicos de ciências humanas
“Dupla mirada no passado e no futuro é peça-chave para se posicionar nesse mundo em transformação”, afirma André Felipe Cândido da Silva, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz e ex-editor-científico de História, Ciências, Saúde – Manguinhos
No evento em comemoração aos 30 anos da revista HCS-Manguinhos, Ronaldo Araújo, da Universidade Federal de Alagoas, apresentará dados de 122 revistas da coleção SciELO Brasil ativas no Facebook e o desempenho que obtiveram nos últimos cinco anos
“As revistas científicas têm sido desafiadas a ampliar a comunicação de seus resultados para além dos especialistas. A revista História, Ciência, Saúde de Manguinhos fez movimentos pioneiros nesta direção”, afirma Germana Barata, do Labjor/Unicamp. Ela participará, nesta quinta, 8/8, da mesa “Divulgação de periódicos científicos na área de ciências humanas”, que encerra o evento em comemoração aos 30 anos da revista.
Em 2024, a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos completa 30 anos de publicação ininterrupta. Para celebrar o aniversário, preparamos um encontro para discutir os rumos da ciência aberta, da avaliação de periódicos e da divulgação científica em humanidades. Assista no YouTube!
A pesquisadora e professora Lorelai Kury recomenda o periódico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz como fonte inicial para quem está em vias de começar uma pesquisa na área de história das ciências. Em comemoração aos seus 30 anos, a revista realiza, em 7 e 8/8, o evento “Ciência aberta e os periódicos científicos de ciências humanas”. Assista pelo YouTube!
Editor-científico de História, Ciências, Saúde – Manguinhos por quase 20 anos, até 2015, o historiador enfatiza que a revista “resistiu bravamente aos tempos adversos do governo fascista de Jair Bolsonaro, cujos esbirros fizeram de tudo para estrangular a revista, privando-a de recursos e até mesmo – suprema covardia! – de seu vínculo com a área de História”
Como editor adjunto da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, sempre trazia comentários, sugestões e informações sobre o estado da arte da publicação científica no Brasil e no mundo. “Generoso, compartilhou comigo suas experiências e as tantas histórias em uma longa entrevista em 2022”, conta, comovida, Roberta Cardoso Cerqueira, editora-executiva da revista.
Diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) de 1985 a 1997, o ex-presidente da Fiocruz (de 2009 a 2016) assina o primeiro texto da revista (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 1, n.1, jul/out, 1994). Gadelha participará da mesa de abertura do evento comemorativo de 30 anos da revista, Ciência aberta e os periódicos científicos de ciências humanas, em 7 e 8 de agosto, com transmissão pelo YouTube!
Lançada em 1994 pela Casa de Oswaldo Cruz, revista tem acesso aberto e publica artigos inéditos, entrevistas e resenhas de livros. Entrou no portal SciELO no ano 2000 e em 2013 foi pioneira na “blogosfera” e nas redes sociais, com conteúdo em português, inglês e espanhol. Assista ao evento comemorativo online!