Julho/2023
Hannah Woolley, escritora inglesa do século XVII (c. 1623-c. 1677), tecia textos sobre diversos assuntos do âmbito doméstico, entre eles cuidados médicos e receitas para preservar a beleza e a saúde.
Os princípios que regiam o preparo dessas receitas, as intenções de Woolley ao escrever sobre o tema, a maneira como a medicina era praticada por mulheres na época, a atuação das curadoras letradas e suas relações com médicos eruditos são explorados no artigo As receitas médicas de Hannah Woolley: prática cotidiana e autoridade feminina na Inglaterra do século XVII, de Marina Juliana de Oliveira Soares, professora de Licenciatura em Ciências Humanas, Faculdade Sesi-São Paulo, publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 30, 2023).
De acordo com a autora, as receitas e tratamentos indicados por Woolley mostram sintonia com os preceitos médicos hipocrático-galênicos, e ainda revelam a influência da medicina química moderna. Marina Soares destaca a importância do protagonismo feminino tanto na publicização dos saberes quanto na execução prática desses conhecimentos.
Leia na revista HCS-Manguinhos:
As receitas médicas de Hannah Woolley: prática cotidiana e autoridade feminina na Inglaterra do século XVII, artigo de Marina Juliana de Oliveira Soares, História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 30, 2023).