Junho/2022
O papel desempenhado pela Gaceta Médica de México no processo de institucionalização e profissionalização da medicina científica no país é discutido no artigo Ser e dever ser médico: a Gaceta Médica de México como um manual “não sistematizado” de saberes, 1860-1890, de Julio Cesar Pereira da Silva, doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, publicado na revista HCS-Manguinhos (vol. 29 no 1, jan-mar 2022).
O historiador faz uma análise qualitativa de relatórios médicos de membros da Academia Nacional Mexicana de Medicina (instituição responsável pela edição da revista) e da Escola Nacional de Medicina, que narravam suas experiências e prescreviam modos de ser e agir por meio das publicações.
Publicada pela primeira vez em 1864, a Gaceta Médica é o periódico científico mais antigo do país e a primeira revista médica nacional a circular em diferentes estados do México e em outros países latino-americanos e europeus no século XIX.
De acordo com o artigo, os textos publicados na Gaceta Médica não contribuíram apenas para desenvolver e transformar normas e regras relacionadas à prática médica. Na segunda metade do século XIX, eles funcionavam como manuais não-sistematizados, fornecendo elementos que ajudavam a estabelecer outras regras sociais relacionadas às atribuições do médico.
Leia em HCS-Manguinhos:
Ser e dever ser médico: a Gaceta Médica de México como um manual “não sistematizado” de saberes, 1860-1890, artigo de Julio Cesar Pereira da Silva (HCS-Manguinhos, vol. 29 n. 1, jan-mar 2022)
Leia também em HCS-Manguinhos:
Epidemias e colapso demográfico no México e nos Andes do século XVI: contribuições da biologia evolutiva, artigo de Ricardo Waizbort e Filipe Porto (HCS-Manguinhos, vol.25, no.2, abr./jun. 2018)
Los estudios farmacéuticos a través de la Gaceta Médica de México
Artigo analisa 12 artigos publicados entre 1864 e 1867. Disponível em espanhol e inglês
Las revistas de la medicina social latinoamericana, 1970-1980
Artigo analisa os Cuadernos Médico Sociales de Rosario, do seu surgimento aos procesos editoriais que marcam a publicação