Setembro/2024
“Escrevendo a História da Ciência no Sul Global” (Writing History of Science on the Global South) é o tema de um simpósio (n. 108) que será realizado no Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia (ICHST 2025), que será realizado em Dunedin, Nova Zelândia, entre 19 de junho e 5 de julho de 2025.
Os organizadores Patricia Palma (Chile), Roberto Chauca (Australia), Thomas Haddad (Brasil) e Marcos Cueto (Peru/Brasil) recebem, com satisfação, até dia 1º de dezembro, artigos sobre o papel que as pessoas e instituições do Sul Global têm desempenhado na construção do conhecimento científico “universal”, trabalhando com arquivos desorganizados e revelando significados únicos da intersecção entre raça, gênero, poder e ciência na era colonial e contextos pós-coloniais.
O simpósio tem três objetivos: contribuir para o tema do Congresso “Povos, Lugares, Trocas e Circulação”, dando visibilidade às investigações e perspectivas de e sobre o Sul Global; examinar os desafios enfrentados pelos investigadores nos países em desenvolvimento que trabalham com coleções arquivísticas inconsistentes, apoio institucional incerto e desincentivos à pluralidade linguística; e avaliar as respostas do Sul Global ao nexo tradicional entre ciência, “civilização” e “modernização”.
Interessados devem enviar um título e resumo (200-400 palavras) ao simpósio 108 no site do Congresso, em www.ichst2025.org. Existe também a possibilidade da participação virtual e de desconto na inscrição até 1º de dezembro.