Encontro às Quintas Especial debate tráfico ilegal de escravizados e Guerra do Paraguai

Outubro/2023

Diretora do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Pittsburgh (EUA) e professora do Departamento de História da mesma instituição, Keila Grinberg é a convidada da edição especial do Encontro às Quintas, que será realizada na próxima segunda-feira (9/10). Com o tema Solo escravo, solo livre: tráfico ilegal de africanos escravizados, relações internacionais e a Guerra do Paraguai, o evento online será transmitido, a partir das 10h, no canal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no YouTube.

Autora de O fiador dos brasileiros: escravidão, cidadania e direito civil no tempo de Antonio Pereira Rebouças (2002) e coorganizadora de Os judeus no Brasil: inquisição, imigração e identidade (2005), Slavery, freedom and the law in the Americas (2007) e The Boundaries of Freedom (2022), Keila Grinberg analisará as causas da Guerra do Paraguai (1864-1870) e a relação entre a conjuntura política brasileira e o processo de abolição da escravidão no Uruguai entre as décadas de 1840 e 1860.  A debatedora será a professora e pesquisadora da COC Tânia Salgado Pimenta, coorganizadora de Artes de curar e práticas de saúde: circularidades, institucionalidades e repressão (2022) e História da Saúde no Brasil (2018).

Em seu novo livro, Solo escravo, solo livre, Keila Grinberg analisa como a presença de indivíduos escravizados e de proprietários brasileiros de terras e escravos em território uruguaio afetou as relações internacionais entre os países da região do Prata no século 19, contribuindo fundamentalmente para o crescimento das tensões que levaram ao início da guerra. Com a utilização de documentos e métodos típicos da história política tradicional e da história social, a pesquisadora defende a pertinência da análise das relações internacionais a partir da perspectiva da história social.

“Pretendo demonstrar que os fenômenos da passagem de indivíduos pelas fronteiras, das fugas de escravizados, da violência do recrutamento de exércitos e milícias uruguaios e brasileiros e dos ataques às comunidades de negros livres e libertos ocorridos neste período têm uma importante dimensão internacional, cuja compreensão é fundamental para o entendimento das origens da Guerra do Paraguai”, explica Keila Grinberg.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.

Encontro às Quintas Especial

Solo escravo, solo livre: tráfico ilegal de africanos escravizados, relações internacionais e a Guerra do Paraguai
Expositora: Keila Grinberg (Universidade de Pittsburgh)
Debatedora: Tânia Salgado Pimenta (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: segunda-feira, 09/10/2023
Horário: 10h
Evento on-line
Transmissão: Canal da COC no YouTube

Fonte: COC/Fiocruz

Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:

Uma seleção de artigos sobre escravidão e abolição

Acesse as análises do suplemento “Saúde e Escravidão – Como viviam e morriam os escravos no Brasil?” e do dossiê “Raça, Genética, Identidades e Saúde”, e muito mais na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos

Confira a agenda do Encontro às Quintas no segundo semestre de 2023!

No primeiro encontro, em 24/8, no CDHS/Fiocruz, Richard Parker (ABIA) e Marcos Cueto (COC/Fiocruz) debaterão a história da aids e os desafios atuais no Brasil com Simone Monteiro (Doutora em Saúde Pública, ENSP; PGEBS/IOC/Fiocruz)