A Fundação Rockefeller e a modernização da Escola Paulista de Medicina

Janeiro/2025

Estudantes na Escola Paulista de Medicina Fonte: EPM, 1951

Alunos na Escola Paulista de Medicina, 1951. Fonte: EPM

Em meio à Guerra-Fria, a cooperação técnica internacional era um elemento chave. Com o interesse de consolidar o modelo de treinamento médico dos Estados Unidos da América em países da América Latina, a Fundação Rockefeller passou a conceder bolsas de estudo nos EUA a estudantes de medicina latino-americanos, de forma a mudar sua preferência pela pós-graduação em países da Europa, como a França.

No artigo “A modernização do ensino na Escola Paulista de Medicina e a Fundação Rockefeller, 1956-1962“, publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 31, 2024), Ricardo dos Santos Batista, professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas, analisa a circulação do conhecimento científico entre Brasil e EUA, a partir dos financiamentos da agência à EPM para modernizar seu ensino médico. Os documentos utilizados para a escrita do artigo foram coletados in loco no Rockefeller Archive Center, em maio de 2019. Dossiês relacionam os materiais comprados para apoiar departamentos, laboratórios e bibliotecas, e trazem informações sobre os profissionais que receberam bolsas para estudo no exterior.

“Quando a agência filantrópica decidiu financiar a escola, esta já integrava uma rede de circulação internacional de conhecimentos, e a modernização do ensino médico na instituição foi marcada por investimentos nas ciências básicas, em clínica médica, e com a defesa de departamentos em tempo integral”, revela o autor. Segundo ele, a instituição brasileira conseguiu lograr amplo desenvolvimento com o auxílio da agência filantrópica internacional, mesmo que alguns objetivos ainda não estivessem consolidados.

O artigo resulta do projeto de pesquisa intitulado “A modernização da Educação Médica na América Latina: a Faculdade de Medicina de Cali e suas conexões com as escolas de medicina do Brasil (1954-1970)”, desenvolvido em estágio de pós-doutorado na Casa de Oswaldo Cruz, sob supervisão do pesquisador Marcos Cueto, e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Leia o artigo completo:

A modernização do ensino na Escola Paulista de Medicina e a Fundação Rockefeller, 1956-1962, artigo de Ricardo dos Santos Batista (História, Ciências, Saúde – Manguinhos v. 31 • 2024)

Leia mais sobre a atuação da Fundação Rockefeller no Brasil no Blog e na revista HCS-Manguinhos