Harald Sioli e a ecologia tropical no Encontro às Quintas

Outubro/2024

 ATENÇÃO, EVENTO ADIADO: Em razão das ocorrências de violência na Avenida Brasil, o Encontro às Quintas que aconteceria em 24/10 foi adiado.

Amazônia, paisagem das águas: Harald Sioli e a rede germano-brasileira em ecologia tropical (1952-1989) é o título da apresentação do pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz e professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), André Felipe Cândido da Silva, na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento será realizado presencialmente às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

Em sua palestra, André Felipe abordará a gênese de algumas ideias-força, como “pulmão do mundo” e “hotspot da biodiversidade planetária”, que contribuíram para inscrever a Amazônia no discurso ambiental contemporâneo e nas redes transnacionais de pesquisa dedicadas a compreender os ecossistemas e as dinâmicas de funcionamento dos sistemas planetários.

Sua apresentação se concentrará nos estudos em hidrobiologia realizados pelo limnólogo e ecólogo alemão Harald Sioli (1910-2004), que se firmou como uma das maiores autoridades internacionais nos estudos ecológicos sobre a Amazônia na segunda metade do século 20 e foi responsável pelo estabelecimento de uma rede transnacional de pesquisas envolvendo instituições do Brasil e da Alemanha Ocidental.

“Por meio de Sioli e dessa rede armada por ele, busca-se compreender como os estudos em hidrobiologia realizados por pesquisadores do Instituto Max Planck de Limnologia e do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) culminaram em uma ampla agenda de estudos cuja finalidade foi elucidar os complexos entrelaçamentos entre as águas, solos, floresta e populações humanas e não-humanas, bem como os efeitos de intervenções massivas como obras de infraestrutura e programas de colonização agrícola no equiíbrio daquele sistema que se compreendia como complexo e frágil”, explica o pesquisador, que foi editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

A debatedora será a pesquisadora da COC/Fiocruz e professora do PPGHCS Dominichi Miranda de Sá. Coautora de Diário da Pandemia: o olhar dos historiadores e autora de A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935), entre outros, a historiadora tem como seus objetos de pesquisa viagens científicas e conhecimento do território no Brasil no século 20; história da conservação da natureza no século 20; impactos sanitários e ambientais de projetos de desenvolvimento e agrícolas; História da Amazônia; ciências do Antropoceno e mudanças climáticas.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do PPGHCS, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.

Serviço:

Encontro às Quintas

Amazônia, paisagem das águas: Harald Sioli e a rede germano-brasileira em ecologia tropical (1952-1989)
Expositor: André Felipe Cândido da Silva (COC/Fiocruz)
Debatedora: Dominichi Miranda de Sá (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 24/10/2024
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Harald Sioli e a esquistossomose na Fordlândia, 1950

O historiador André Felipe Cândido da Silva revela as descobertas do limnologista alemão em workshop sobre doenças tropicais na Fiocruz

Políticas para a Amazônia devem priorizar visões locais, defende historiador

André Felipe Cândido da Silva pesquisou a trajetória do cientista alemão Harald Sioli no Brasil desde os anos 1940