Fiocruz Mata Atlântica recebe exposição sobre povo Yanomami

Julho/2024

Isis Breves (FMA) e Silvia Batalha (VPAAPS) | Portal Fiocruz

Foto: Divulgação FMA

A mostra audiovisual O céu que nos protege – vidas e vozes na Terra Yanomami chegou ao campus Fiocruz Mata Atlântica (FMA), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. A exposição está aberta para visitação até a primeira semana de setembro e integra a programação da Sala Verde Diálogos em Biodiversidade, Ambiente e Saúde. A abertura aconteceu no dia 12/7, durante uma imersão dos funcionários das creches dos campi Manguinhos e IFF.

A atividade é uma iniciativa da Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz e reúne materiais produzidos em campo pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território Yanomami. Divididas em três etapas, as equipes do Canal Saúde, VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e do Programa Radis de Comunicação e Saúde documentaram as ações desenvolvidas em resposta à emergência de saúde.

Durante a primeira etapa, a equipe do Programa Radis de Comunicação e Saúde esteve em Boa Vista (RR), registrando as atividades realizadas na Casai – Casa de Apoio à Saúde Indígena e no território do Baixo Mucajaí. Registros fotográficos e de vídeo foram feitos, documentando a campanha de vacinação e as ações dos profissionais de saúde e das lideranças indígenas, incluindo figuras proeminentes como Davi Kopenawa.

Na segunda etapa, a equipe do Canal Saúde também contribuiu para a documentação, capturando imagens do cotidiano em Surucucu e conduzindo entrevistas com lideranças locais, como Júnior Yanomami. Simultaneamente, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz acompanhou o cotidiano da emergência, produzindo imagens e o documentário Xawara e saúde, que retratam a realidade do território Yanomami e os esforços de resposta à crise.

Ao integrar a programação da Sala Verde, que funciona como centro de informação e formação ambiental certificado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a mostra reforça a relevância da temática das emergências climáticas. Ela estimula a discussão crítica, a organização e o fortalecimento de identidades locais e comunidades. 

Serviço

Mostra audiovisual O céu que nos protege – vidas e vozes na Terra Yanomami
A partir de 12/7. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 16h
Local: Campus Fiocruz Mata Atlântica – Rua Sampaio Côrrea, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Não é necessário agendar para visitar

Créditos da mostra
Coordenação de Atenção – VPAAPS: Patrícia Canto Ribeiro, Marcela Alves Abrunhosa
Museu da Vida – COC: Letícia Gouvea Rumjanek, Héliton da Silva Barros
VideoSaúde – Icict: Daniela Muzzi, Paulo Lara
Radis – Ensp: Rogério Lannes, Adriano De Lavor, Luiz Felipe Stevanim
Canal Saúde: Márcia Correia e Castro
Urihi Associação Yanomami: Júnior Hekurari Yanomami

Fonte: Fiocruz

Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:

Ayahuasca, negacionismo e o ‘renascimento psicodélico’

“Precisamos enfrentar, na academia e na sociedade, o estigma e a criminalização dos usos indígenas e religiosos da beberagem”, defende Vinícius Maurício de Lima (UFABC), coautor de artigo em HCS-Manguinhos

Artigo aborda tentativa de cura da lepra com assacu feita por indígena em 1847

Márcio Couto Henrique, da UFPA, conta como a experiência foi reproduzida em lazaretos no Brasil e no exterior no artigo Do índio Passos ao 

O sul da Bahia na viagem de Maximiliano de Wied, 1815-1817

Artigo de revisão historiográfica de Francisco Cancela, professor da Universidade do Estado da Bahia, retoma memória silenciada da presença e participação dos índios na história e na prática científica

Botocudos foram expostos no Rio e na Europa em 1882 e 1883

Georg Fischer, da Universidade de Aarhus, Dinamarca, discute as exposições antropológicas do século XIX em artigo em HCS-Manguinhos

Missionários italianos no Acre em meados do século XX

Em artigo publicado na seção Imagens da revista HCS-Manguinhos, Jacquelaine Alves Machado, Raphael Florindo Amorim e Fernando Porto analisam como os religiosos buscavam se aproximar e catequizar indígenas da região de Rio Branco

Plantas de uso indígena eram enviadas de Goiás para Portugal no século XVIII

Historiadores estudaram a contribuição indígena à história natural

Frutas e compotas para a saúde do colonizador

Artigo em HCS-Manguinhos analisa o discurso médico presente no consumo de frutas, doces e conservas na América portuguesa do século XVI
 

Hitupmã´ax: interculturalidade e saúde indígena

A difícil relação entre a visão ocidental de adoecimento, cura, saúde e as especificidades do tratamento de povos indígenas como os maxakali é o foco de uma análise publicada na revista HCS-Manguinhos.

As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus

Eliane Cristina Deckmann Fleck discute em artigo a contribuição dos jesuítas ao desenvolvimento científico da América Platina.

Direitos indígenas de saúde: desafios complexos

Para Alex Shankland, pesquisador do Institute of Development Studies, do Reino Unido, envolver as comunidades nas tomadas de decisão aproxima os sistemas de saúde dos seus usuários

Conheça as edições de HCS-Manguinhos sobre a Amazônia

A Amazônia está na pauta da revista HCS-Manguinhos há pelo menos duas décadas. Conheça os suplementos Visões da Amazônia (v. 6 set/2000) e Amazônia: saúde, meio ambiente e cultura (v. 14, dez/2007).

Noel Nutels: o médico sanitarista que denunciou o genocídio dos povos indígenas do Brasil

Leia artigo de Cristiane d’Avila para o Café História e artigo de Carlos Henrique Assunção Paiva publicado em HCS-Manguinhos em 2003.

Indígenas em duas décadas de HCS-Manguinhos

Revista publicou diversos artigos sobre diferentes questões indígenas
 

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Do índio Passos ao doutor Chernoviz: experiências de cura da lepra no Pará do século XIX, artigo de Márcio Couto Henrique (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 30, 2023)

Relatos de exploradores e viajantes e primeiras pesquisas científicas com a ayahuasca, 1850-1950, no debate atual sobre o “renascimento psicodélico”, artigo de Vinícius Maurício de Lima e Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 30, 2023)

A flora da antiga capitania de Porto Seguro na viagem de Wied-Neuwied, 1815-1817: prática científica, inventário naturalista e colaboração indígena, artigo de Francisco Cancela (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 28, n. 3, jul/set 2021)

Ordem Consolata e povos indígenas do território federal do Rio Branco (1948-1952): estratégias de abordagem para inserção de cuidados, artigo de Jacquelaine Alves Machado, Raphael Florindo Amorim e Fernando Porto (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 27, n. 4, out./dez. 2020)

Hitupmã’ax: educação intercultural e atendimento diferenciado à saúde do povo maxakali, artigo de Gabriela Oliveira Gomes Cordeiro, Cynthia de Cássia Santos Barra e Francismary Alves da Silva (v .27, n. 1, jan./mar. 2020)

“Where are the Botocudos?” Anthropological displays and the entanglements of staring, 1882-1883, artigo de Georg Fischer (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 26 n. 3 jul./set. 2019) 

Novas raças, novas doenças: a possibilidade colonizadora por meio da mistura racial em History of Brazil (1810-1819) de Robert Southey, artigo de Flávia Florentino Varella (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 23, supl.1, dez/2016)

A abordagem historiográfica dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII – artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 21 n.2 abr./jun. 2014)

O Sesp nunca trabalhou com índios”: a (in)visibilidade dos indígenas na atuação da Fundação Serviços de Saúde Pública no estado do Amazonas, artigo de Amandia Braga Lima Sousa e Júlio César Schweickardt (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.20, no.4, dez 2013)

A emergência da medicina tradicional indígena no campo das políticas públicas, artigo de Luciane Ouriques Ferreira (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.20, no.1, jan./mar. 2013)

Evidências de medicina mestiça em obra escrita por irmão jesuíta na América meridional do século XVIII– Artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck e Roberto Poletto(História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 19, n.4, dez 2012)

O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio, artigo de Fernando de Tacca (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 18, n.1, mar. 2011)

Aspectos socioculturais de vacinação em área indígena, artigo de Luiza Garnelo (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 18, n. 1, mar. 2011)

Comunidade sateré-mawé Y’Apyrehyt: ritual e saúde na periferia urbana de Manaus, artigo de João Bosco Botelho e Valéria Augusta C.M. Weigel (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.18, n.3, set 2011)

‘Formidável contágio’: epidemias, trabalho e recrutamento na Amazônia colonial (1660-1750), artigo de Rafael Chambouleyron, Benedito Costa Barbosa, Fernanda Aires Bombardi e Claudia Rocha de Sousa (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.18, no.4, dez 2011)

Ñande Ru Marangatua judicialização da luta pela terra indígena e o papel do cientista, artigo de Thiago Leandro Vieira Cavalcante (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 17, n. 2, jun 2010)

Dosuplemento Amazônia (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.14, supl.0, dez. 2007):

Globalização e ambientalismo: etnicidades polifônicas na Amazônia, artigo de Luiza Garnelo e Sully Sampaio (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 12, n. 3, 2005)

A saúde pública em tempos de burocratização: o caso do médico Noel Nutels, artigo de Carlos Henrique Assunção Paiva (v.10, n.3, set./dez. 2003)

Caminhos percorridos pelo dr. Jorge Clarke Bleyer nos campos da medicina tropical e da pré-história brasileira, artigo de Terezinha de Jesus Thibes Bleyer Martins Costa (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.10, n.1, abr 2003)

Cinco imagens e múltiplos olhares: as ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX, artigo de Marcos Morel (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 8, supl.0, 2001)

Leia no blog de HCS-Manguinhos:

Antropóloga defende diálogo para articular medicinas indígenas e sistema de saúde – Entrevista com a antropóloga Luciane Ouriques Ferreira

Publicações de HCS-Manguinhos para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas
Acesse artigos na revista e entrevistas e reportagens no Blog

 

Botocudos foram expostos no Rio e na Europa em 1882 e 1883
Georg Fischer, da Universidade de Aarhus, Dinamarca, discute as exposições antropológicas do século XIX em artigo em HCS-Manguinhos

As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus – Eliane Cristina Deckmann Fleck discute a contribuição dos jesuítas ao desenvolvimento científico da América Platina.