Estudos Sociais da Ciência no Brasil: o que podem ser e do que tratam

Junho/2024

A REB – Revista de Estudios Brasileños, da Universidade de Salamanca, Espanha, publicou o dossiê “Estudos Sociais das Ciências no Brasil: pesquisas e abordagens“, organizado por Paulo Elian dos Santos, pesquisador do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Márcia Regina Barros da Silva, professora de História das Ciências do Departamento de História da USP, e Luiz Otávio Ferreira, pesquisador titular do Departamento de História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz.

Na apresentação do dossiê publicado na REB (v. 10 n. 21, 2023), os organizadores explicam que os Estudos Sociais das Ciências (ESC) ou Estudos de Ciência e Tecnologia (ECT) constituem um campo de estudos vasto, em que convivem diferentes abordagens teóricas e metodológicas. “A heterogeneidade é, em parte, uma herança transmitida pelas Ciências Sociais, em especial, da Antropologia e da Sociologia, que são o manancial original de muitos conceitos, métodos e problemas de pesquisa aplicados aos estudos das ciências e tecnologias”, afirmam.

Eles afirmam ter buscado trabalhos que impliquem em debates que possam apresentar o que atualmente mobiliza a comunidade brasileira dedicada ao tema, e que os textos publicados visam “discutir que ciências e quais tecnologias fazemos enquanto localidade geográfica e historicamente situada”.

Leia a apresentação do dossiê: 

Estudos Sociais da Ciência no Brasil: o que podem ser e do que tratam, por Paulo Elian dos Santos, Márcia Regina Barros da Silva e Luiz Otávio Ferreira

Acesse o sumário da REB (v. 10 n. 21, 2023) e os artigos em PDF