Entre a política e a psiquiatria de Antônio Carlos Pacheco e Silva

Março/2023

A obra Psiquiatria e política: o jaleco, a farda e o paletó de Antonio Carlos Pacheco e Silva, de Gustavo Tarelow (Editora Fiocruz, 2020), que discute a trajetória de um personagem controverso na história da psiquiatria brasileira do século XX, é tema de uma resenha da pesquisadora Eliza Teixeira de Toledo publicada no suplemento especial Histórias transculturais de psicoterapias: novas narrativas da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 29, supl. 1, dez 2022). 

O trabalho é fruto de uma pesquisa de quatro anos que levou a uma tese defendida no programa de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, orientada pelo historiador André Mota.

Segundo a resenha, em meio às redes de sociabilidade e científicas que manteve ao longo de sua vida, Pacheco e Silva trabalhou para a estruturação de uma sociedade brasileira seguindo moldes eugênicos, racialistas e, mais tarde,  anticomunistas.

“Professor, cientista, psiquiatra, escritor, político, deputado, empresário, militar, pescador, enxadrista, pai, marido, avô”, grande entusiasta de uma ideia de paulistanidade, Pacheco é apresentado a partir de três “eras”: a primeira delas abrange sua formação científica, a segunda a sua consagração nacional e internacional como psiquiatra, a terceira o seu estreito envolvimento com golpes de Estado no Brasil. Essas três eras evidenciam, contudo, que “psiquiatria e política são faces de uma mesma moeda ao longo de sua biografia” (Tarelow, 2020, p.195).

A obra integra a coleção História e Saúde da Editora Fiocruz e está disponível para aquisição em dois formatos: impresso, na Livraria Virtual da Editora Fiocruz, e digital, na plataforma online SciELO Livros.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

História da saúde em São Paulo: entre a política e a psiquiatria de Antônio Carlos Pacheco e Silva, resenha de Eliza Teixeira de Toledo (História, Ciências, Saúde – Manguinhos v. 29, supl. 1, dez 2022). 

Acesse o sumário do suplemento ‘Histórias transculturais de psicoterapias: novas narrativas‘ e todos os artigos na íntegra (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 29, supl., dez/2022)

Leia também:

Antonio Carlos Pacheco e Silva: psiquiatria e política em uma trajetória singular (1898-1988) – Tese de doutorado de Gustavo Querodia Tarelow na Biblioteca Digital da USP (2019)