Maio/2022
Está em preprint no SciELO o ensaio Strengths and Weaknesses of Science Journalism, do experiente jornalista científico Carlos Henrique Fioravanti, vencedor, em 2020, do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, na categoria Jornalista de Ciência e Tecnologia.
Fundamentado em suas observações e reflexões, o autor faz uma avaliação do jornalismo científico no Brasil.
Para além dos pontos fortes, como a procura por cursos de pós-graduação e a existência de publicações e profissionais com história na área, Fioravanti sugere a busca pelo aprimoramento da cobertura jornalística a partir da revisão do papel do jornalista e da visão sobre a ciência e a ampliação do diálogo com os leitores. O ensaio tem versão em português.
Bolsista do Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, ele escreve sobre ciência, ambiente e tecnologia desde 1985. Foi repórter, editor e colaborador em jornais (Diário Comércio & Indústria, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico) e revistas do Brasil (Química & Derivados, Globo Ciência, Nova Escola e Pesquisa Fapesp), dos Estados Unidos (Nature Medicine) e da Inglaterra (Lancet).
Na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Fioravanti publicou, em 2016, com Rodrigo de Oliveira Andrade e Ivan da Costa Marques, o artigo Os cientistas em quadrinhos: humanizando as ciências, e, em 2005, a resenha A ciência do diálogo, sobre o livro Terra Incógnita – a interface entre ciência e público, organizado por Luisa Massarani, John Turney e Ildeu de Castro Moreira.
Leia na revista HCS-Manguinhos:
Os cientistas em quadrinhos: humanizando as ciências, artigo de Carlos Henrique Fioravanti, Rodrigo de Oliveira Andrade e Ivan da Costa Marques (v.23, n.4, dez/2016)
A ciência do diálogo, resenha de Carlos Fioravanti sobre o livro Terra Incógnita – a interface entre ciência e público, organizado por Luisa Massarani, John Turney e Ildeu de Castro Moreira (v. 12, n. 3, dez 2005)
Leia também:
Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica, artigo de Guilherme da Silva Lima e Marcelo Giordan (HCS-Manguinhos, v. 28, n. 2, abr/jun 2021)
Uma análise das ações de divulgação e popularização da ciência na Fundação Oswaldo Cruz, artigo de Diego Vaz Bevilaqua, Heliton da Silva Barros, Loloano Claudionor da Silva (In memoriam), Maria Inês Rodrigues Fernandes e Nísia Trindade Lima (HCS-Manguinhos, vol. 28 n. 1, mar. 2021)
Variações sobre a “cultura científica” em quatro autores brasileiros. Fonseca, Marina Assis e Oliveira, Bernardo Jefferson de. Jun 2015, vol.22, no.2
A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas. Ramalho, Marina et al. Jan 2017, vol.24, no.1
A ciência e seus públicos – suplemento temático de HCS-Manguinhos. Volume 20, nov. 2013.
Controvérsia científica no telejornalismo brasileiro: um estudo sobre a cobertura das células-tronco no Jornal Nacional . Almeida, Carla, DalCol, Franciane Lovati and Massarani, Luisa. Nov 2013, vol.20, supl.1
As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o paradoxo da relação entre informação e atitudes. Castelfranchi, Yurij et al. Nov 2013, vol.20, supl.1
Miguel Ozorio de Almeida e a vulgarização do saber. Massarani, Luisa and Moreira, Ildeu de Castro. Ago 2004, vol.11, no.2
Nunca aos domingos: um estudo sobre a temática do câncer nas emissoras de TV Brasileiras, Jurberg, Claudia and Verjovsky, Marina. Jul 2010, vol.17, supl.1
Museus e Ciências – suplemento temático de HCS-Manguinhos.Volume 12. 2005.
A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920. Moreira, Ildeu de Castro and Massarani, Luisa. Fev 2001, vol.7, no.3
Leia mais:
Conta aí, mestre: revistas científicas, blogs e Facebook
Dados do SciELO, do blog e do Facebook da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos foram analisados pela jornalista Marina Lemle, que buscou compreender os caminhos trilhados pelo público e o potencial das redes sociais na comunicação e divulgação da ciência
Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências, artigo de Jaime L. Benchimol, Roberta C. Cerqueira e Camilo Papi em Educação e Pesquisa (v. 40, n. 2, abr./jun. 2014)