Abril/2022
Professora assistente de história e estudos latino-americanos e caribenhos na Universidade da Geórgia (UGA), Cassia Roth é a convidada do próximo Conversas Contemporâneas. Transmitido pelo canal do Observatório História e Saúde no YouTube na segunda-feira, 25 de abril, às 10h, o evento online terá a participação do professor e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz Luiz Teixeira.
Em sua apresentação, Cassia Roth falará especialmente sobre seu livro, A miscarriage of justice: women’s reproductive lives and the law in early twentieth-century Brazil, que ganhou o Prêmio Murdo J. MacLeod da Seção Latino-Americana e Caribenha da Southern Historical Association e o Choice Outstanding Academic Title da American Library Association. Publicada em 2020 pela Stanford University Press, a obra será publicada no Brasil pela Editora Hucitec.
Convidada desta edição, Cassia Roth trabalha com temas diversos, que incluem a cientista feminista Bertha Lutz e a história das cesarianas. Também ministra cursos sobre história brasileira, história de gênero, escravidão e medicina e é orientadora do corpo docente da organização estudantil mais antiga da UGA, a Sociedade Literária Demosteniana.
Leia no Blog de HCS-Manguinhos:
Saúde reprodutiva, triste realidade
Cassia Roth, da Universidade da California em Los Angeles, relaciona as políticas voltadas para a reprodução no Brasil há um século e a situação atual
A cidadania feminina restringida à condição de mãe
HCS-Manguinhos publica resenha de Isabela de Oliveira Dornelas sobre livro de Cassia Roth lançado em 2020
HCS-Manguinhos traz dossiês sobre parto e mortalidade infantil
Acesse a edição completa
Biomedicalização de corpos brasileiros
Edição de HCS-Manguinhos aborda diagnósticos, tratamentos e práticas que transformam vidas, sobretudo de mulheres
Leia em HCS-Manguinhos:
Gravidez e controle reprodutivo no Brasil: coibir e negociar, resenha de Isabela de Oliveira Dornelas para o livro A miscarriage of justice: women’s reproductive lives and the law in early twentieth-century Brazil, de Cassia Roth (HCS-Manguinhos, v. 28, n. 1, mar. 2021)