Jahnavi Phalkey: “trazer a ciência de volta à cultura”

Março/2022

Jahnavi Phalkey

Renomada historiadora da ciência da Índia, nos últimos anos Jahnavi Phalkey trouxe novas perspectivas para temas como a relação entre ciência e império, o papel crucial dos historiadores da ciência na educação científica e os desafios das histórias transnacionais das ciências.

Autora do livro Atomic State: Big Science in Twentieth Century India (New Delhi: Permanent Black Press, 2013), que traça o surgimento da pesquisa e da política atômica do domínio imperial britânico à independência em 1949 e à hegemonia do imperialismo dos EUA durante a últimas décadas do século XX, Jahnavi Phalkey também é diretora fundadora da Science Gallery Bengaluru (SGB), uma instituição pública de engajamento baseado em ciência que integra uma rede global vinculada a universidades. Em Bangalore, ela e sua equipe estão ampliando o modelo de “trazer a ciência de volta à cultura”.

Em julho de 2021, foi eleita membro do conselho diretor da Divisão de História da Ciência e Tecnologia da União Internacional para História e Filosofia da Ciência (DHST/IUHPS).

Leia a entrevista de Jahnavi Phalkey concedida a Vivian Mannheimer no Blog de HCS-Manguinhos internacional