Historiadores debatem as múltiplas faces da fome no Encontro às Quintas

Agosto/2021

A fome de ontem e de hoje no Brasil será a pauta do primeiro Encontro às Quintas do segundo semestre de 2021. Transmitido ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) na próxima quinta-feira, 19 de agosto, às 10h, o evento contará com a participação dos historiadores Adriana Salay Leme (USP), Denise De Sordi (UFU) e Rômulo de Paula Andrade (COC/Fiocruz).

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (Lehda) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Adriana Salay Leme debaterá os diferentes sentidos históricos atribuídos à fome a partir do clássico de Josué de Castro, Geografia da Fome, que completa 75 anos em 2021.

Historiadora do Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (Gpeps) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Denise De Sordi discutirá o histórico de políticas sociais no Brasil a partir dos anos 1990 e as consequências de sua recente desagregação.

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da COC, Rômulo Andrade também debaterá o aumento dos índices de miséria e de desigualdade social e o retorno da fome e da insegurança alimentar no país.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do PPGHCS da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta. Confira a programação completa do segundo semestre de 2021. Após a transmissão ao vivo no Facebook, os vídeos serão disponibilizados no canal da COC no YouTube.

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:

Fome e obesidade: sinais de desigualdade social
Em artigo em HCS-Manguinhos, Jonathan Ablard, professor do Ithaca College, EUA, aborda a mudança de dietas tradicionais locais para dietas fortemente baseadas em alimentos processados na América Latina a partir do final do século XIX. Leia entrevista com o historiador e acesse o artigo.

Fome, comida e bebida na MPB
Artigo discute como a canção de protesto contribuiu para a construção da identidade alimentar brasileira
 
Troco uma máscara por alimento: fome e pobreza na Covid-19
Por mais que tenha sido, por breves momentos, considerada superada na trajetória brasileira, a fome mostra-se, em especial nos momentos de crise econômica, um pesado traço de um passado que não passa, afirma Rômulo de Paula Andrade no especial Covid-19 da COC/Fiocruz.