Março/2021
Já está disponível para download gratuito o livro “O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia”, que apresenta os resultados de pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). O livro discute interesse pelo tema, valorização da carreira de cientista, controvérsias em que há um debate sobre aceitar ou não evidências científicas, influência das trajetórias de vida e do posicionamento moral e político sobre as atitudes relacionadas à C&T e reações a um ambiente informacional marcado pela circulação de conteúdos falsos.
O estudo dá sequência a um esforço de décadas para compreender comportamentos e representações da população brasileira sobre a ciência e a tecnologia. Poucos são os trabalhos, porém, que têm como foco os jovens, tornando suas opiniões e atitudes sobre C&T ainda pouco conhecidas. Um estudo específico com essa faixa etária permite aprofundar o debate e contribuir para a compreensão, por exemplo, dos motivos pelos quais vários países vêm observando redução no interesse dos jovens em seguir carreiras científicas.
“O livro apresenta os resultados da pesquisa de forma detalhada e aponta questões importantes para o desenho de políticas públicas e iniciativas de divulgação científica destinadas aos jovens”, comenta Luisa Massarani, líder do INCT-CPCT e uma das coordenadoras do trabalho de pesquisa. “Além disso, descreve a metodologia e o percurso da equipe de pesquisadores na construção dos instrumentos de investigação, tornando-se acréscimo importante à bibliografia disponível sobre o tema”.
Para a realização da pesquisa, foram ouvidas duas mil pessoas com idade entre 15 e 24 anos, residentes em todas as regiões do Brasil. A pesquisa também contou com etapas cognitiva e qualitativa, esta última composta por grupos de discussão com jovens entre 18 e 24 anos, residentes nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA).
Fonte: INCT-CPCT
Leia em HCS-Manguinhos:
Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras, artigo de Vanessa Brasil de Carvalho, Luisa Massarani, Marina Ramalho, Luís Amorim, Yurij Castelfranchi, Licinia Maria Correa, Ana Carolina Corrieri, Maria Ataide Malcher, Jane Aparecida Marques, Suzana Cunha Lopes e Weverton Raiol (v. 27, n. 4, out/dez 2020)
As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o ‘paradoxo’ da relação entre informação e atitudes, artigo de Yurij Castelfranchi, Elaine Meire Vilela, Luciana Barreto de Lima, Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani (vol.20, supl.1, nov 2013)
A ciência e seus públicos – suplemento temático (vol.20, supl.1, nov 2013)