Setembro/2020
Há 30 anos, em 19 de setembro de 1990, foi sancionada a lei 8.080, que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos artigos mais acessados da revista HCS-Manguinhos no SciELO é Reforma sanitária e a criação do Sistema Único de Saúde: notas sobre contextos e autores, de Carlos Henrique Assunção Paiva e Luiz Antonio Teixeira, ambos historiadores e pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, que integra uma coletânea de artigos sobre o SUS publicada em 2014. O artigo trata dos principais aspectos institucionais, políticos e sociais que conformaram a reforma sanitária, suas rupturas, continuidades e principais iniciativas, tendo por base a literatura produzida pelos autores mais lidos nesse campo de estudos. Os autores discutem, entre outros fatores, a falta de coordenação e sintonia entre o sistema de formação de recursos humanos no país e as necessidades epidemiológicas e de atenção à população, sentida nos serviços de saúde. Para eles, esta é uma das problemáticas mais urgentes a serem enfrentadas para o bom funcionamento do sistema de saúde brasileiro contemporâneo.
Aproveitamos a ocasião para destacar também o artigo O conceito de regionalização do Sistema Único de Saúde e seu tempo histórico, de Guilherme Arantes Mello, Marcelo Demarzo e Ana Luiza D’Ávila Viana (v. 26, n.4, out./dez. 2019), que defende que a atualização desse conceito ofereceria vastas possibilidades produtivas.
Para mais conteúdos sobre o SUS ou outros temas de saúde, busque por palavras-chave no nosso Blog e na revista HCS-Manguinhos no SciELO e tenha gratas surpresas.