A extraordinária história de vida de Ana Maria Primavesi

Janeiro/2020

A família de Annemarie Conrad – mais tarde, Ana Maria Primavesi – na Áustria, em agosto de 1940. Ela está atrás.

Por ocasião do falecimento da engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, aos 99 anos de idade, no último domingo, 5 de janeiro de 2020, indicamos o artigo A extraordinária história de vida de Ana Maria Primavesi, de Virgínia Mendonça Knabbeni, publicado na revista Estudos Avançados (v. 33, n. 96, São Paulo, mai/ago, 2019).

Nascida na Áustria em 1920, Annemarie Conrad era filha de um criador de gado. Inspirada por ele, cuidava das terras que circundavam o castelo em que moravam, construído em 1600, herança da mãe. O artigo traça os passos de Ana Maria Primavesi desde sua formação na Universidade de Ciências Rurais (Boku), em Viena, quando destacou-se por seu talento natural em compreender a vida microscópica contida nos solos, até a sua atuação no Brasil, onde veio morar no pós-guerra com o marido Artur Primavesi.

Aqui, o casal revolucionou a agricultura tropical ao defender o manejo ecológico do solo, considerando que o trato ecológico do solo deve obedecer às condições de cada lugar. “Ana Primavesi fincou os primeiros alicerces do que se chamou na agronomia de agroecologia”, afirma a autora.

Acesse o artigo:

A extraordinária história de vida de Ana Maria Primavesi, artigo de Virgínia Mendonça Knabbeni na revista Estudos Avançados (v. 33, n. 96, São Paulo, mai/ago, 2019).

Veja também:

Site sobre Ana Maria Primavesi

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Dos ‘defensivos’ aos ‘agrotóxicos’: mudanças de percepção ao longo de 50 anos em Santa Catarina
Artigo em HCS-Manguinhos mostra que o uso e a percepção dos agrotóxicos passaram por diferentes fases, e que a partir dos anos 1980 as atitudes mudaram com a circulação de ideias ambientalistas

Leia em HCS-Manguinhos:

“Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002, artigo de Miguel Mundstock Xavier de Carvalho, Eunice Sueli Nodari e Rubens Onofre Nodari (vol.24, no.1, jan./mar. 2017)

A moléstia da cana-de-açúcar na década de 1860: a lavoura em busca das ciências, artigo de Begonha Bediaga (dez 2012, vol.19, no.4)

Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil, artigo de Klanovicz, Jó (mar 2010, vol.17, no.1). 

Pelo resgate da memória documental das ciências e da agricultura: o acervo do Instituto Biológico de São Paulo. , artigo de Márcia Maria Rebouças (dez 2006, vol.13, no.4)

A campanha contra a broca-do-café em São Paulo (1924-1927), artigo de André Felipe Cândido da Silva (2006, vol.13, no.4)

Uma ilha de competência: a história do Instituto de Química Agrícola na memória de seus cientistas., artigo de Line Rodrigues de Faria (jun 1997, vol.4, no.1)

Dossiê Transgênicos em HCS-Manguinhos  (v.7, n.2, jul./out. 2000)