Abril/2019
“A assistência psiquiátrica a crianças anormais no Hospital Colônia Sant’Ana (Santa Catarina, Brasil, 1940)” é o título do artigo de Viviane Trindade Borges, professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina, e Sandra Caponi, professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política na Universidade Federal de Santa Catarina, publicado na última edição de 2018 de HCS-Manguinhos.
“O artigo busca contribuir com uma questão ainda pouco estudada e extremamente inquietante: os caminhos da assistência psiquiátrica dedicada a crianças e jovens ditos anormais em Santa Catarina”, revelam as autoras, que procuram demonstrar como tal categoria, surgida nas últimas décadas do século XIX e início do XX, articula-se em torno das noções de criança psiquiatricamente anormal e criança delinquente ou perigosa, e também como as teorias se relacionam com ideias eugênicas.
Leia em HCS-Manguinhos:
A assistência psiquiátrica a crianças anormais no Hospital Colônia Sant’Ana (Santa Catarina, Brasil, 1940), artigo de Viviane Trindade Borges e Sandra Caponi (vol.25 no.4 Rio de Janeiro out./dez. 2018)