Francisco Antônio de Sampaio: médico e naturalista no século XVIII

Fevereiro/2019

Imagens extraídas do manuscrito da “História dos reinos vegetal, animal e mineral do Brasil pertencente a Medicina”, de Francisco Antônio de Sampaio, 1789, disponível no acervo digital da Biblioteca Nacional (clique para baixar).

As práticas médicas e científicas de Francisco Antônio de Sampaio, cirurgião que atuava na Vila de Cachoeira, Bahia, no século XVIII, são o tema de um artigo de Lorelai Kury e André Nogueira publicado na última edição da revista História Unisinos (22(4), nov/dez 2018).

O cirurgião foi alvo de fiscalização do Protomedicato por extrapolar seu ofício. O artigo Francisco Antônio de Sampaio: de cirurgião a homem de ciências (Vila de Cachoeira, Bahia, c. 1780) analisa a correspondência que ele estabeleceu com a Academia das Ciências de Lisboa, entre 1783 e 1793, bem como os trabalhos manuscritos que enviou à instituição. Segundo os autores, sua produção científica visava a sua afirmação como produtor de conhecimento e a sua inserção na ciência lusa e brasileira.

O artigo é fruto de dois projetos mais amplos: o pós-doutoramento de André Nogueira, intitulado “Reflexões sobre as categorias de médico, cirurgião e naturalista na América portuguesa: Francisco Antonio de Sampaio, Vila de Cachoeira (1783-1793)”, desenvolvido na Casa de Oswaldo Cruz sob a supervisão de Lorelai Kury, com apoio Faperj, e a bolsa de pesquisa do CNPq de Lorelai Kury, intitulada
“Naturalistas coloniais: formas, lugares e propriedades das plantas (1750-1850)”.

A revista HCS-Manguinhos já publicou diversos artigos sobre naturalistas viajantes, inclusive de autoria de Kury e de Nogueira.

Leia em HCS-Manguinhos:

Universos coloniais e ‘enfermidades dos negros’ pelos cirurgiões régios Dazille e Vieira de Carvalho, artigo de André Nogueira (vol.19, supl.1, dez 2012)

Nos confins da civilização: Algumas histórias brasileiras de Hercule Florence, artigo de Hardman, Francisco Foot and Kury, Lorelai  (vol.11, no.2, ago 2004)

Homens de ciência no Brasil: impérios coloniais e circulação de informações (1780-1810), artigo de Lorelai Kury (vol.11, suppl.1, 2004)

Viajantes-naturalistas no Brasil oitocentista: experiência, relato e imagem, artigo de Lorelai Kury (vol.8, 2001) 

Suplemento Ciência e Viagens2001

 Ciência e nação: romantismo e história natural na obra de E. J. da Silva Maia, artigo de Lorelai Kury (vol.5, no.2, out 1998)

Acesse no acervo digital da Biblioteca Nacional:

História dos reinos vegetal, animal e mineral do Brasil pertencente a Medicina, Francisco Antônio de Sampaio, 1789.