Janeiro/2015
Ernesto Spinak | Blog SciELO em Perspectiva Recentemente no blog do ResearchGate1, o Professor Rolf Henrik Nilsson, da Universidade de Gotemburgo, propôs a pergunta recorrente que sempre surge aos novos pesquisadores (e não tão novos): como incrementar a visibilidade de seus artigos publicados?2 A maioria dos pesquisadores que não se encontram no seleto grupo de privilegiados que publicam em periódicos de “elite” ou em periódicos do Q1, se perguntam qual a receita para melhorar o impacto do que publicam. O Professor Nilsson iniciou um interessante debate que, transcorridas duas semanas desde que publicou seu post, recebeu cerca de 30 contribuições provenientes de dezenas de universidades e instituições muito distantes umas de outras como Estonia Physical Society, Manchester Metropolitan University, University of Melbourne, California State University, Spanish National Research Council, Universidad de Monterrey, University of Waikato, etc. O ponto de partida de Nilsson é enfocar o objetivo de aumentar o impacto de citações como uma questão de Relações Públicas. Ele não considera o Fator de Impacto dos periódicos de elite, o WoS, Scopus, etc.; isso será consequência de uma tarefa adequada de promoção. Para iniciar o debate, Nilsson propõe algumas ações clássicas e convida outros pesquisadores a revelar seus conselhos úteis (tips).- Publicar preprints/postprints em repositórios como arXiv ou similares.
- Levar uma boa quantidade de reprints para as próximas conferências em que comparecer.
- Escrever um comunicado de imprensa em colaboração com o escritório ou assessoria de imprensa da sua universidade.
- Enviar avisos a uma lista apropriada de e-mails.
- Incluir cópias do artigo nos painéis de notícias nas cantinas das universidades que visita e trabalha.
- Pregue uma cópia da primeira página de seu artigo no quadro de avisos das salas sociais de seu local de trabalho ou que visite para dar conferências.
- Faça uma apresentação breve (gratuita) de seu artigo no campus, e sirva biscoitos e café ao público.
- Dê uma conferência sobre o tema em sua classe e logo a inclua nos temas de exames.
- Solicite que seus estudantes façam uma revisão ou complemento do trabalho e atribua notas.
- Agregue o título do trabalho no CV de sua página na Web com o título “Publicações recentes”.
- Anuncie a publicação em sites como ResearchGate ou Facebook, Academia.edu, Mendeley, Scribd, ORCID, Epernicus, e todos os outros sites de mídias sociais gratuitos que conheça, e caso não estiver registrado, faça-o e divulgue seu trabalho.
- Caso possível, publique o artigo em periódicos de Acesso Aberto, como os do SciELO ou PLOS.
- Envie cópia de seu artigo a autores que escrevem livros-texto para instituições de ensino superior. Os autores revisam seus livros regularmente e é possível que incluam seu artigo na bibliografia da nova edição. Tanto estudantes como professores leem os livros e seu artigo estará incluído.
- Envie cópias de seu artigo a todos os autores que você incluiu em suas referências, eles lhe agradecerão terem sido citados, e é possível que, por reciprocidade, o citem no futuro.
- Escreva com uma boa quantidade de coautores, e que cada um deles se encarregue das relações públicas, o que aumentará a difusão.
- Independente do campo de pesquisa em que você atua ser grande ou pequeno é muito mais importante se é um campo que está crescendo com rapidez ou se a comunidade está perdendo o interesse no tema. Não é importante que sua área seja grande, é mais importante se ela está crescendo.
Reflexão
A quantidade de citações que seu artigo receber não será mecanicamente herdada da importância do periódico (FI) no qual publique, porém de sua tarefa de promoção e marketing.Notas
1 ResearchGate (https://www.researchgate.net/) é uma rede social de pesquisadores de todo o mundo que vincula mais de 5 milhões de pesquisadores com o objetivo de compartilhar publicações e acesso aos resultados científicos. 2 NILSSON, R.H. How do you increase the visibility of published article? ResearchGate.net. [viewed 30 October 2014]. Available from:http://www.researchgate.net/post/How_do_you_increase_the_visibility_of_published_article 3 GOLDBERT, P. The pursuit of citations. Paul Goldberg. [viewed 30 October 2014]. Available from:http://paulwgoldberg.blogspot.com/2007/12/pursuit-of-citations.html 4 EBRAHIM, N.A., et al. Effective Strategies for Increasing Citation Frequency. International Education Studies. 2013, vol. 6, nº 11, pp. 93-99. Available from:http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2344585 * Ernesto Spinak é colaborador do SciELO, engenheiro de Sistemas e licenciado em Biblioteconomia, com diploma de Estudos Avançados pela Universitat Oberta de Catalunya e Mestre em “Sociedad de la Información” pela Universidad Oberta de Catalunya, Barcelona – Espanha. Atualmente tem uma empresa de consultoria que atende a 14 instituições do governo e universidades do Uruguai com projetos de informação. Como citar este post [ISO 690/2010]:Como faço para que me leiam e me citem se não publico em elite-journals?. SciELO em Perspectiva. [viewed 23 January 2015]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2015/01/09/como-faco-para-que-me-leiam-e-me-citem-se-nao-publico-em-elite-journals/
.