Natural ou laboratorial? Artigo discute origens do vírus da Covid 19

Capas dos livros Viral (2021) e Sem fôlego (2023), edição brasileira de Breathless (2022) Ricardo Waizbort, do IOC/Fiocruz, e Francisco Dionísio, da Universidade de Lisboa, analisam as obras Viral, de Alina Chan e Matt Ridley, e Sem fôlego, de David Quammen. Identificar as origens do novo coronavírus – o SARS-CoV-2, causador da pandemia -, é necessário para evitar outras pandemias.

Capes mantém conceito máximo da revista HCSM

A revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos foi mais uma vez reconhecida pela avaliação de periódicos científicos da Capes (2021-2024) com o conceito máximo: a qualificação A1. 

Arte para repensar ideias

Detalhe de obra de António Ole, 2001 Artigo na revista HCS-Manguinhos (v. 32, suplemento, 2025) estimula reflexões pós-coloniais a partir de quatro obras de artistas africanos ou de ascendência africana da coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal

Olhares coloniais: origens da fotografia antropológica

Capa de Miradas Coloniales Revista HCS-Manguinhos publica resenha do livro Miradas coloniales: fotografía antropológica y colonialismo visual, de Miguel Ángel Puig-Samper (Madrid: Catarata, 2024)

Imagens da ciência no século XIX em foco

A obra As Grandes Invenções, do francês Louis Figuier, é analisada pelo historiador da ciência Breno Arsioli Moura, da UFABC, em artigo na revista HCS-Manguinhos

Retrospectiva HCSM 2025

Com Marcos Cueto, Roberta Cardoso Cerqueira e Gabriel Lopes no comando, o ano de 2025 foi frutífero para a revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Confira os momentos mais marcantes!