Zika: como usar a internet para desmentir boatos na internet

Janeiro/2016

Marina Lemle | Blog de HCS-Manguinhos

Para apoiar professores a tratarem do tema zika/microcefalia em sala de aula, o biólogo Atila Iamarino e a professora Sonia Lopes, do Instituto de Biologia da USP, criaram um site com sugestões de atividades para estimular os alunos a buscarem na internet conteúdo científico que os capacite a desmentir boatos. O site foi abastecido com conteúdo preparado por alunos da disciplina Internet no Ensino de Ciências e Biologia – uma nova optativa do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da USP, criada e ministrada por Iamarino e Sonia em dezembro de 2015.

Turma de dezembro de 2015 da disciplina disciplina 'Internet no Ensino de Ciências e Biologia'

Turma de dezembro de 2015 da disciplina ‘Internet no Ensino de Ciências e Biologia’, da USP

Iamarino chegou a se perguntar se não seria redundante passar ferramentas de internet para uma geração que cresceu online e que tem muito mais fluência no ambiente do que ele próprio. “A resposta foi rapidamente não. Por mais que os alunos da licenciatura tivessem familiaridade com internet, não tinham familiaridade com o uso “sério” dela”, atesta.

Ele conta que os alunos – no caso, futuros professores de biologia – ficaram muito engajados na missão de checar boatos e desmenti-los com a própria internet. Chegaram inclusive a fazer com que um vídeo que afirmava que a febre da zika seria causada por vacina vencida fosse retirado do ar.

Para Iamarino, é urgente a discussão sobre o papel ético do professor de preparar os alunos para o uso da internet. Ele ressalta que a educação na internet pode ir muito além dos cursos a distância.

“Enquanto tivermos o ambiente escolar separado do ambiente da internet, enquanto os alunos entenderem que ‘informação séria’ ou ‘informação relevante’ só está no papel ou nos livros, não vão estar preparados para consultar a internet e ler criticamente as fontes de informação para chegar no que precisam. Precisamos romper essa separação e trazer o conteúdo online como parte do material de aula, parte do que pode ser consultado e questionado durante o ensino”, afirma Iamarino no seu blog Rainha Vermelha .

Hospedado na ferramenta Wikiversidade, o site segue a lógica da edição colaborativa wiki: o conteúdo pode ser alterado por qualquer pessoa, mas é constantemente monitorado e revisado por outras.

Acesse o Material de apoio docente para Zika

Saiba mais sobre Educação para Web 

Assista “Brigada” antiboato, debate da turma de Internet no Ensino de Ciências e Biologia com o paleontólogo Paulo Nascimento (dezembro/2015):

Veja também:

Cursos Livres – Zika Vírus para a Escola – Unifesp TV
Leia no blog de HCS-Manguinhos:

 Inovação e perspectivas recentes na história das ciências, sumário do suplemento HCS-Manguinhos que trata de ciberativismo (vol.22, dez. 2015)

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