Maio/2023
Volkswagen na Amazônia: a tragédia do desenvolvimento global no Brasil moderno será o tema da apresentação do professor e historiador ambiental da Universidade de Genebra (Suíça) Antoine Acker na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento online do dia 11 de maio será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz, às 10h, e terá a mediação do pesquisador Rômulo Andrade (COC/Fiocruz).
O objeto da apresentação de Antoine Acker é a fazenda “pioneira” da Volkswagen de 140 mil hectares na fronteira amazônica, um projeto que se iniciou com o apoio da ditadura brasileira em 1973 e perdurou até 1987, quando foi desfeito pela intervenção de atores e eventos conectados internacionalmente. De acordo com o pesquisador, especialista em História Ambiental, com especial interesse pelas conexões internacionais e pelo local da América Latina na história do Antropoceno, o projeto expôs os limites do desenvolvimento capitalista na região.
“Esses limites não eram apenas econômicos, com a gestão central de uma empresa multinacional engajada na ‘integração’ de uma extrema periferia mundial, mas também legais e éticos, com o envolvimento de mão de obra servil e queimadas maciças de florestas. Seus limites físicos foram expostos por um ecossistema imprevisível que se recusa a se submeter ao arsenal tecnológico da Volkswagen”, explica Acker, autor do livro Volkswagen in the Amazon: the tragedy of global development in modern Brazil (Cambridge University Press, 2017), que recebeu menção honorária no prêmio Warren Dean de melhor livro de história do Brasil.
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
Volkswagen na Amazônia: a tragédia do desenvolvimento global no Brasil moderno
Convidado: Antoine Acker (Universidade de Genebra)
Mediação: Rômulo Andrade (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 11/05/2023
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC
Fonte: Casa de Oswaldo Cruz
Conheça as edições de HCS-Manguinhos sobre a Amazônia