Volkswagen na Amazônia: tragédia do desenvolvimento global no Brasil moderno é tema do Encontro às Quintas em 11/5

Maio/2023

Volkswagen na Amazônia: a tragédia do desenvolvimento global no Brasil moderno será o tema da apresentação do professor e historiador ambiental da Universidade de Genebra (Suíça) Antoine Acker na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento online do dia 11 de maio será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz, às 10h, e terá a mediação do pesquisador Rômulo Andrade (COC/Fiocruz).

O objeto da apresentação de Antoine Acker é a fazenda “pioneira” da Volkswagen de 140 mil hectares na fronteira amazônica, um projeto que se iniciou com o apoio da ditadura brasileira em 1973 e perdurou até 1987, quando foi desfeito pela intervenção de atores e eventos conectados internacionalmente. De acordo com o pesquisador, especialista em História Ambiental, com especial interesse pelas conexões internacionais e pelo local da América Latina na história do Antropoceno, o projeto expôs os limites do desenvolvimento capitalista na região.

“Esses limites não eram apenas econômicos, com a gestão central de uma empresa multinacional engajada na ‘integração’ de uma extrema periferia mundial, mas também legais e éticos, com o envolvimento de mão de obra servil e queimadas maciças de florestas. Seus limites físicos foram expostos por um ecossistema imprevisível que se recusa a se submeter ao arsenal tecnológico da Volkswagen”, explica Acker, autor do livro Volkswagen in the Amazon: the tragedy of global development in modern Brazil (Cambridge University Press, 2017), que recebeu menção honorária no prêmio Warren Dean de melhor livro de história do Brasil.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.

Encontro às Quintas

Volkswagen na Amazônia: a tragédia do desenvolvimento global no Brasil moderno
Convidado: Antoine Acker (Universidade de Genebra)
Mediação: Rômulo Andrade (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 11/05/2023
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz

Conheça as edições de HCS-Manguinhos sobre a Amazônia

A Amazônia está na pauta da revista HCS-Manguinhos há pelo menos duas décadas. Conheça os suplementos Visões da Amazônia (v. 6 set/2000) e Amazônia: saúde, meio ambiente e cultura (v. 14, dez/2007).
 

Artigo relaciona projetos de desenvolvimento a epidemias de leishmaniose no Amazonas

Eles causaram alterações socioambientais, urbanas e demográficas
 
 

Harald Sioli e a esquistossomose na Fordlândia, 1950

O historiador André Felipe Cândido da Silva revela as descobertas do limnologista alemão em workshop sobre doenças tropicais na Fiocruz
 
 

No meio do caminho havia um mangue

Artigo analisa os impactos ambientais da construção da estrada PA-458, que aterrou 26 quilômetros de manguezal entre a cidade Bragança e a praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará