Maio/2023
“Uma História Global e Brasileira da Aids (1986-2021)”, de Marcos Cueto e Gabriel Lopes (Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz), foi um dos manuscritos selecionados no edital para livros autorais que celebra os 30 anos da Editora Fiocruz. Também foram escolhidos “Testosterona: a biografia de um hormônio”, de Lucas Tramontano (Instituto Fernandes Figueira, IFF/Fiocruz), e “Transver o mundo”, de Tatiana Clébicar Leite (Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio).
A chamada pública recebeu vinte originais de várias localidades do país sobre temas relacionados a pesquisas em saúde. Os três selecionados serão lançados dezembro de 2023.
Cueto é editor-científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos e professor e pesquisador da COC/Fiocruz. Gabriel Lopes é pesquisador em estágio pós-doutoral na COC.
O processo de avaliação e seleção foi realizado em três etapas e com base em critérios específicos. Na primeira, cada original foi avaliado para checar sua conformidade às demandas do edital e às orientações para publicação constantes na página web da Editora Fiocruz. Na segunda, verificou-se a conformidade do tema com o escopo da Editora, a estrutura da obra, bem como o quanto esta estaria pronta para publicação ainda em 2023. Nessas etapas, os originais foram avaliados por membros do Conselho Editorial. Para a etapa final, foram selecionados cinco originais para apreciação por comissão composta por especialistas em distintas áreas da saúde coletiva. Em reunião presencial, foram escolhidos três originais para publicação.
Participaram da comissão de avaliação dos originais finalistas: Cristiana Facchinetti (Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz), Ricardo Ventura Santos (Escola Nacional de Saúde Pública, Ensp/Fiocruz) e Tatiana Wargas de Faria Baptista (Instituto Fernandes Figueira, IFF/Fiocruz). A Editora contou com o apoio de Carlos Machado de Freitas (Ensp/Fiocruz, editor científico da Editora Fiocruz), Gilberto Hochman (COC/Fiocruz, editor científico da Editora Fiocruz), João Canossa (editor executivo da Editora Fiocruz) e Geiza Helena Ribeiro das Neves (assistente das editorias da Editora Fiocruz).
Com informações da Assessoria de Comunicação da Editora Fiocruz
Leia no Blog de HCS-Manguinhos:
Marcos Cueto e Gabriel Lopes publicam artigo sobre a participação do Brasil na política global da Aids
Trabalho acaba de ser publicado na revista Social History of Medicine (Oxford University Press)
Aids no Brasil: entrelaçando ativismo, direitos humanos, saúde pública e agências internacionais
Do confronto entre os atores à sinergia que levou ao sucesso e reconhecimento mundial do programa, as décadas de 1980 e 1990 são o recorte temporal do novo artigo de Marcos Cueto e Gabriel Lopes
Retrocesso na saúde global e o fim do excepcionalismo da Aids no Brasil, 2007-2019
Os historiadores Marcos Cueto e Gabriel Lopes publicaram artigo na revista Global Public Health
Retrocesso em aids no Brasil: Eduardo Bueno cita artigo de Cueto e Lopes no YouTube e gera repercussão
Jornalista comentou a declaração do presidente associando vacina e aids e relembra que o país já foi referência global em controle da doença
Artigo de Gabriel Lopes publicado na revista HCS-Manguinhos recebe citação na PNAS
Artigo na conceituada revista Proceedings of the National Academy of Sciences menciona pesquisa do autor do livro autor do livro “O feroz mosquito africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940)”
Marcos Cueto lança Salud en emergencia, livro sobre a história das batalhas contra as epidemias e a Covid-19
Editor-científico de História, Ciências, Saúde – Manguinhos, autor obra aborda o impacto, o desenvolvimento e as consequências desta pandemia e de outras epidemias, como a Aids e o Ebola, que têm mantido o planeta em alerta nas últimas quatro décadas