Novembro/2021
Uma história das leishmanioses no novo mundo (fins do século XIX aos anos 1960), obra dos historiadores Jaime Larry Benchimol e Denis Guedes Jogas Junior, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Abeu 2021 na categoria Ciências da Vida. Coedição da Fino Traço e da Editora Fiocruz, o livro apresenta a trajetória dos estudos sobre as leishmanioses no Brasil.
Jaime Benchimol foi editor-científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos de 1997 a 2015, e Denis Jogas fez mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (COC/Fiocruz).
Nos agradecimentos da cerimônia virtual de entrega do Prêmio, realizada na noite de 23 de novembro, Benchimol anunciou aos editores:
“Aguardem o segundo volume dessa história das leishmanioses, sobre o tempo presente!”. Confira no vídeo entre o minuto 23’10 e 25’30.
Cerimônia virtual de entrega do Prêmio Abeu
Assista a entrevista dos autores ao Canal Saúde/Fiocruz
Veja o vídeo de lançamento do livro, com entrevista de Jaime Benchimol
Leia no Blog de HCS-Manguinhos:
Leishmanioses: negligenciadas por políticos, mas não por pesquisadores
“Embora sejam de fato negligenciadas pelas políticas públicas e afetem populações negligenciadas, mobilizam uma das mais pujantes comunidades de pesquisa no Brasil”, afirma Jaime Benchimol em artigo na revista HCS-Manguinhos
Leishmanioses: circulação de saberes e assimetrias entre ‘centros’ e ‘periferias’ científicas no início do século XX
Em artigo, Denis Guedes Jogas Jr mostra que pesquisadores sul-americanos não contaram com o mesmo acesso aos principais periódicos científicos da Europa que seus colegas europeus
Leia em HCS-Manguinhos:
Leishmanioses do Novo Mundo numa perspectiva histórica e global, dos anos 1930 aos 1960, artigo de Jaime Larry Benchimol (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 27, supl.1, set. 2020)
Trópicos, ciência e leishmanioses: uma análise sobre circulação de saberes e assimetrias, artigo de Denis Guedes Jogas Jr. (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol.24, no.4, out./dez. 2017)
Sobre a origem e dispersão das leishmanioses cutânea e mucosa com base em fontes históricas pré e pós-colombianas, artigo de Alfredo J. Altamirano-Enciso, Mauro C. A. Marzochi, João S. Moreira, Armando O. Schubach e Keyla B. F. Marzochi (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 10, n. 3, set/dez 2003)