Inaugurado em 1926 na antiga cidade de Ponte Nova, atual município de Wagner, na Bahia, o Grace Memorial Hospital desempenhou papel fundamental na assistência à saúde em toda a Chapada Diamantina. Como outras instituições estrangeiras que desenvolveram atividades caritativas e/ou filantrópicas nas Américas na primeira metade do século XX, a exemplo da Fundação Rockefeller, os presbiterianos realizaram um projeto que visava à “civilização” da população residente nos sertões brasileiros.
Publicado na atual edição de HCS-Manguinhos, o artigo O Grace Memorial Hospital e a Missão Presbiteriana norte-americana no Brasil: fontes para a história da assistência à saúde, 1955-1971, de autoria dos historiadores Maria Elisa Lemos Nunes da Silva e Ricardo dos Santos Batista, professores da Universidade do Estado da Bahia, tem como objetivo apresentar aspectos da história e do acervo documental do Grace Memorial Hospital, criado a partir da chegada do médico e missionário Walter Welcome Wood, enviado ao país para cuidar da saúde de professores e estudantes do Instituto Ponte Nova, uma estação missionária criada em 1906, voltada para a educação e para a evangelização.
Os documentos consultados na pesquisa estão sob guarda da Universidade do Estado da Bahia, campus II, Alagoinhas, desde o encerramento definitivo das atividades do hospital.
“O acervo do Grace Memorial Hospital é rico em informações ainda não exploradas e pode auxiliar na compreensão das instituições que desempenharam assistência à saúde na atual região de Wagner, das formas de tratar a população doente e, especialmente, do papel desempenhado por instituições internacionais no desenvolvimento da saúde no Brasil, nas suas interfaces com aspectos relacionados à religião e à atuação de médicos e enfermeiras”, afirmam os autores.
Leia em HCS-Manguinhos:
O Grace Memorial Hospital e a Missão Presbiteriana norte-americana no Brasil: fontes para a história da assistência à saúde, 1955-1971, artigo de Maria Elisa Lemos Nunes da Silva e Ricardo dos Santos Batista (v. 26, supl.1, dez. 2019)
Acesse o sumário do suplemento Filantropia e Estado – novos paradigmas (vol.26, supl.1, dez. 2019)
Leia no Blog de HCS-Manguinhos:
Suplemento de HCS-Manguinhos discute novos paradigmas da filantropia