Março/2022
Um livro contendo a transcrição, até agora inédita, do manuscrito intitulado Libro de Cirugía, de 1725, acompanhado de estudos e notas, foi editado pela historiadora Eliane Cristina Deckmann Fleck, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e editora da Revista História Unisinos.
Lançado pela Editora Oikos em dois formatos – impresso e em e-book, com download gratuito -, o livro é um manuscrito anônimo de medicina e farmácia que se manteve inédito até 2014, quando foi localizado na biblioteca do convento San Francisco, da cidade de Catamarca, na Argentina.
O texto do Libro de Cirugía retrata a experiência dos jesuítas que atuaram na América platina. O texto, mais do que revelar a difusão e apropriação dos conhecimentos de medicina e de farmácia vigentes na Europa do Setecentos, aponta para sua ressignificação e para a produção de novos saberes e técnicas resultantes do contato com as populações indígenas e com a natureza do Novo Mundo.
A tiragem de livros impressos foi bastante reduzida, devido aos elevados custos de impressão. Já o e-book tem download gratuito e poderá ser hospedado em outros sites que tenham interesse em disponibilizá-lo para os interessados na circulação de manuscritos de botânica, medicina e cirurgia na América platina do Setecentos.
Acesse o e-book: https://oikoseditora.
Eliane Cristina Deckmann Fleck também é autora de artigos publicados na revista HCS-Manguinhos. Siga os links abaixo.
Leia na revista HCS-Manguinhos:
“Do meu amor ao Paraguai e à raça guarani”: ideias e projetos do naturalista e botânico Moisés Santiago Bertoni (1857-1929), artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 26, n. 4, dez 2019)
A abordagem historiográfica dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII, artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 21, n. 2, abr/jun 2014)