Abril/2022
O International Science Council (ISC) está coletando informações da comunidade científica internacional
sobre a guerra na Ucrânia pelo seu site para tentar organizar iniciativas de ajuda. O ISC esclarece que cada organização é responsável pelas informações e opiniões expressas neste conteúdo. No dia 20 de abril, o ISC lançará a declaração Science in Exile (Ciência no exílio) – um apelo à ação internacional para apoiar cientistas em risco, deslocados e refugiados da Ucrania.
Pedidos de ajuda
O Conselho de Jovens Cientistas do Ministério da Educação e da Ciência da Ucrânia publicou em 4 de abril
um relatório com os resultados de uma pesquisa realizada no fim de março de 2022 sobre as principais
necessidades dos pesquisadores que permaneceram em território ucraniano para que possam seguir trabalhando remotamente. A pesquisa foi feita para ajudar a definir melhor os pedidos por ajuda, de forma a garantir as melhores maneiras dos parceiros internacionais e financiadores acadêmicos prestarem assistência aos pesquisadores afetados em suas rotinas de vida e de trabalho na Ucrânia. Acesse o relatório de pesquisa.
Veja que países e organizações já manifestaram intenção de prestar assistência e como.
Declaração DHST/IUHPST
Membros do Conselho Diretor da Divisão de História da Ciência e Tecnologia da União Internacional para a História e a Filosofia da Ciência e Tecnologia (DHST/IUHPST), presidida por Marcos Cueto – também editor da revista HCS-Manguinhos – lançaram um pronunciamento condenando as ações militares russas contra a Ucrânia.
“A nossa mais profunda preocupação e solidariedade vai para os nossos colegas ucranianos e para todas as pessoas que suportam a terrível consequências desta guerra, e também aos colegas em outros lugares que estão sofrendo em silêncio ou arriscando suas vidas ao falar. Sabemos que, além da inaceitável perda de vidas humanas, as guerras devastam bibliotecas, escolas, universidades e todos os tipos de instituições culturais que são os restos materiais da história de um povo e do direito à Educação. Como uma organização que tem nas suas origens a visão de estudiosos que experimentaram em primeira mão a tragédia de duas Guerras Mundiais, o DHST está ciente de que a liberdade de educação, cultura e pesquisa estão entre os muitos direitos atualmente violados. Estamos solidários com o povo da Ucrânia e com os nossos acadêmicos de ambos os lados que estão lutando para manter suas vidas, subsistência e trabalho acadêmico.”
Assinam: Marcos Cueto, Janet Browne, Hasok Chang, Liesbeth De Mol, Thomas Haddad, Takehiko Hashimoto, Xingbo Luo, Jahnavi Phalkey, Maria Rentetzi, Milada Sekyrkova, Hamish Spencer
Leia a versão original em inglês da Declaração de membros do Conselho Diretor da DHST/IUHPST:
http://dhstweb.org/archives/1001