Outubro/2024
Quatro capítulos do livro Rural Disease Knowledge: Anthropological and Historical Perspectives estão disponíveis para download em acesso aberto, entre eles os de autoria dos organizadores Matheus Duarte da Silva e Christos Lynteris. Recém-lançado pela Taylor and Francis, o livro traz capítulos que enfocam o papel dos espaços rurais e de seus habitantes na construção de novos saberes e práticas médicas na América Latina, África, Ásia e Europa.
No capítulo que assina, Matheus Duarte da Silva investiga duas missões de estudos sobre a peste bubônica no Nordeste no Brasil, a primeira comandada pelo chileno Atilio Macchiavello (1939-1940) e a segunda liderada pelo argentino José Maria de la Barrera (1957-58). O autor demonstra como saberes dos sertanejos foram utilizados por ambas as missões. Na primeira missão, conhecimentos sobre o movimento dos ratos pelo sertão serviram de base para a construção do conceito de peste rural no Brasil. Na segunda missão, conhecimentos sobre os roedores silvestres embasaram a crítica ao conceito de peste rural e serviram como evidência para a construção da ideia de peste silvestre no Brasil. Duarte da Silva defende que o sertão brasileiro não foi um deserto a ser civilizado, mas um espaço de produção científica.
Três outros capítulos tratam de questões na América Latina. Juan Zabala e Christos Lynteris investigam a transformação, respectivamente, da doença de Chagas e da peste bubônica em doenças rurais na Argentina na primeira metade do século XX. Lina Pinto-Garcia discute o papel de tratamentos alternativos no enfretamento das leishmanioses na Colômbia em contextos de guerra civil e paz frágil.
Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:
A captura de ratos e a construção de conceitos sobre zoonoses no início do século XX
Na Universidade de St. Andrews, Reino Unido, o historiador brasileiro Matheus Duarte investiga como a interseção da história global, da ciência e da medicina e dos estudos animais pode fornecer uma rica análise do surgimento de pandemias
Historia de la enfermedad de Chagas en Argentina
El artículo de Juan Pablo Zabala (Universidad Nacional de Quilmes/Conicet) presenta los puntos centrales de la trayectoria histórica de la enfermedad de Chagas en Argentina
Brasil, Índia e França: saberes sobre a peste bubônica sob o olhar da história global
A história dos animais é tema de dossiê pioneiro da HCS-Manguinhos
Um rural sob medida?
Juventude rural e sexualidade: silêncio impera
Internato rural na Amazônia: vivência local para futuros médicos
A gripe espanhola nas entranhas do sertão paulista
Um hospital presbiteriano no sertão baiano
Favela, sertão carioca
Leia na revista HCS-Manguinhos:
A pasteurização do império francês – Resenha de Matheus Alves Duarte da Silva para o livro Pasteur’s empire: bacteriology and politics in France, its colonies and the world, de Aro Velmet, 2020, Oxford University Press (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 27, n. 3, set 2020)
De Bombaim ao Rio de Janeiro: circulação de conhecimento e a criação do Laboratório de Manguinhos, 1894-1902 – Artigo de Matheus Alves Duarte da Silva (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol.25, no.3, jul./set. 2018)
Ideias, práticas e instituições da medicina naval na origem da medicina tropical francesa – Resenha de Matheus Alves Duarte da Silva para o livro The emergence of tropical medicine in France, de Michael Osborne, 2014, University of Chicago Press (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 23, n. 3, set 2016)
Historia de la enfermedad de Chagas en Argentina: evolución conceptual, institucional y política, artigo de de Juan Pablo Zabala publicado no dossier Chagas do Brasil: Ciência, Saúde e Sociedade (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol.16, supl. 1, jul/2009)
Leia também:
Juventude rural e vivências da sexualidade, artigo de Jesus Izquierdo, Assunção Lima e Valdonilson Barbosa dos Santos (v. 27, n. 4, out/dez 2020)
“Da medida do rural ao rural sob medida: representações sociais em perspectiva”, artigo de Flávio Sacco dos Anjos e Nádia Velleda Caldas (vol.21, no.2, abr./jun. 2014)
“Não é meu intuito estabelecer polêmica”: a chegada da peste ao Brasil, análise de uma controvérsia, 1899 – Artigo de Dilene Raimundo do Nascimento e Matheus Alves Duarte da Silva (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol.20, supl.1, nov. 2013)
Os intelectuais e as representações da nação: um sertão chamado Brasil, artigo de Marcos Cezar de Freitas sobre livro de Nísia Trindade Lima (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 8, n. 3, dez 2001)
A conquista do espaço: sertão e fronteira no pensamento brasileiro, artigo de Lúcia Lippi Oliveira (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 5, jul. 1998)
Visões do deserto: selva e sertão em Euclides da Cunha, artigo de Roberto Ventura (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 5, jul. 1998)
Desenvolvimento sustentável: debates em torno de um conceito problemático, artigo de José Augusto Drummond (vol.5, n.3, fev 1999)
Os significados da história da saúde pública global
Suplemento da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 27, supl.1, 2020) reúne estudos que contribuem para a compreensão dos desafios atuais
Boletim da SBHC traz entrevista com Kapil Raj
Professor de História da Ciência na École des Hautes Études en Sciences Sociales fala sobre a sua teoria sobre a circulação de conhecimentos