Novembro/2014
Incentivar o diálogo entre pesquisadores da cultura egípcia e divulgar à sociedade o conhecimento sobre o Egito Antigo são os objetivo da segunda edição da Semana de Egiptologia do Museu Nacional (SEMNA), que acontece de 2 a 5 de dezembro no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Laboratório de Egiptologia e o Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ, o evento reunirá pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros em debates e conferências.

Detalhe do caixão da múmia Sha-Amun-em-Su, que integra a coleção do Museu Nacional. Foto de divulgação.
Coincidentemente o nome do evento, SEMNA, remete à fortaleza construída na Antiguidade pelo faraó Senusret I, que governou na Núbia (região situada no vale do rio Nilo e que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão) entre cerca de 1965 e 1920 a. C.
A II Semana de Egiptologia do Museu Nacional (SEMNA) acontece de 2 a 5 de dezembro no Auditório da Biblioteca do Museu Nacional/UFRJ, Horto Botânico, Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Mais informações e programação em www.seshat.com.br/semna/semna-2014/.
Fonte: Museu Nacional/UFRJ



