Dezembro/2022
O projeto “Pesquisas em Genética Humana e em Genômica no Instituto Oswaldo Cruz: uma história (1980-2022)”, do pesquisador Robert Wegner, do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, foi aprovado pelo Programa “Cientista do Nosso Estado” da Faperj, e será desenvolvido no triênio 2023-2025.
A pesquisa voltará os olhos para a própria Fiocruz, a começar pela formação do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM), criado em 1980, sob a liderança de Carlos Medicis Morel, e que funcionou até o início dos anos 2000, além de outros laboratórios que permanecem em funcionamento.
Por meio de entrevistas com os integrantes de diversos laboratórios, pesquisa etnográfica e por meio da investigação da documentação relativa à sua história, Wegner pretende abordar a consolidação das abordagens e práticas biotecnológicas da genética e da genômica nos anos 1990 e as pesquisas da “nova genética”, que promoveram novos debates sobre a variabilidade biológica da espécie humana, novas técnicas de medicina genética e novas possibilidades da genética na área da saúde.
Outros pesquisadores da COC também receberam apoios aos seus projetos. Saiba mais:
Editais da Faperj, CNPq e Fiocruz contemplam pesquisadores da COC
Wegner é autor de diversos artigos na revista HCS-Manguinhos e foi um dos editores do suplemento ‘A eugenia latina em contexto transnacional’ (vol. 23, supl. 1 dez 2016).
Veja também: