Revista Radis ressalta importância da alta cobertura vacinal no Brasil

Julho/2024

Clique para acessar

O Brasil saiu da lista dos 20 países com piores índices de vacinação infantil, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no último dia 15/7. Para que essa situação permaneça e se consolide, Radis alerta, em sua reportagem de capa da edição de julho (262), que a vigilância e manutenção da busca pelas altas coberturas vacinais devem continuar. Só assim evitaremos o retorno de doenças que já foram até mesmo erradicadas no país, como a poliomielite, e o Brasil poderá voltar a ser uma referência mundial em vacinação.

A reportagem ouviu pessoas que tiveram a doença, foi atrás do último caso diagnosticado no país e conversou com especialistas para discutir a importância da vacinação para que o vírus, ainda presente em alguns países, não volte a circular por aqui. A edição de julho traz ainda mobilizações sociais por conta da ameaça de retrocesso a direitos adquiridos pelas mulheres, gerada pelo Projeto de Lei (PL) 1.904/24, que equipara o aborto acima de 22 semanas, em qualquer situação, ao crime de homicídio.

Na Radis 262 você confere também: os 40 anos da revista científica Cadernos de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz); uma prévia do que será discutido durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá de 30/7 a 1º/8; uma resenha do livro Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas, obra que reúne experiências de sucesso da plataforma IdeiaSUS e muito mais.

Acesse a edição 262 Radis (julho2024)

Leia no Blog e na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos:

Programa Nacional de Imunizações completa 50 anos

Em 2003, em comemoração aos então 30 anos do PNI, História, Ciências, Saúde – Manguinhos lançou o suplemento Imunização no Brasil – história e perspectivas (v. 10, supl. 2, 2003), editado por Nísia Trindade Lima – atual ministra da Saúde -, Nara Azevedo, Carlos Fidelis Ponte e Akira Homma. O número traz artigos de pesquisadores de destaque, como o ex-ministro José Gomes Temporão.
 

Campanha de multivacinação busca retomar altas coberturas no Brasil

Dia D será em 19/8. Ministério da Saúde fará oficinas com gestores e lideranças dos municípios para fazer um microplanejamento, ajustando a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais. Veja o que já publicamos sobre imunização.

Varíola e vacinação: um tanto de história

A revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos tem diversos artigos sobre varíola e vacinação. Acesse-os na íntegra no SciELO!

Vacina e biopoder: um mosaico histórico dos embates sobre vacinação em Londres e no Rio

Leia resenha de Denise Sant’Anna (PUC-SP) para o livro Corpos inscritos: vacina e biopoder: Londres e Rio de Janeiro, 1840-1904, de Myriam Bahia Lopes, 2021, na revista HCS-Manguinhos

HCS-Manguinhos publicou dossiê sobre poliomielite em 2015

Leia artigos como: A história da poliomielite no Brasil e seu controle por imunização, de André Luiz Vieira de Campos, Dilene Raimundo do Nascimento e Eduardo Maranhão (v.10, supl.2, 2003); e Erradicação da poliomielite no Brasil: a contribuição da Fundação Oswaldo Cruz, de Hermann G. Schatzmayr, Ana Maria Bispo de Filippis, Fabian Friedrich (v.9, n.1, abr 2002). Confira todos os artigos do dossiê e muito mais!

‘O SUS não é mera continuidade do pensamento desenvolvimentista’, afirmam pesquisadoras

A interpretação de que a reforma sanitária que antecede o Sistema Único de Saúde teve o “sanitarismo desenvolvimentista” como precursor é questionada por Camila Furlanetti Borges (EPSJV/Fiocruz) e Tatiana Wargas de Faria Baptista (Ensp/Fiocruz), em artigo em HCS – Manguinhos
 

Pandemia reanima debates sobre a importância do SUS

Falta de coordenação e sintonia entre o sistema de formação de recursos humanos no país e as necessidades epidemiológicas e de atenção à população é uma das questões problemáticas
 

O conceito de regionalização do SUS e seu tempo histórico

Em artigo em HCS-Manguinhos, Guilherme Arantes Mello, Marcelo Demarzo e Ana Luiza D’Ávila Viana afirmam que a atualização desse conceito permitiria abranger vastas possibilidades produtivas

30 anos do SUS: leituras para reflexão

Veja o que o Blog e a revista HCS-Manguinhos já publicaram sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro

O SUS sempre na pauta de HCS-Manguinhos

Neste momento de pandemia e de fragilização política do Sistema Único de Saúde, debater a saúde pública torna-se ainda mais premente. Veja o que já publicamos sobre o tema.