Agosto/2022
Para comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, que este ano destaca o papel das mulheres na conservação e transmissão dos conhecimentos tradicionais, recomendamos a leitura da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, de 2007, e o vasto conteúdo que os blogs e a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos já publicaram nesta temática.
No artigo ‘O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio’, publicado em março de 2011, Fernando de Tacca aborda uma série de reportagens publicadas entre 1944 e 1949 na revista O Cruzeiro sobre a Expedição Xingu-Roncador.
Em 2001, Marcos Morel também publicou em HCS-Manguinhos um artigo sobre índios e fotografia: Cinco imagens e múltiplos olhares: as ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX.
No artigo A emergência da medicina tradicional indígena no campo das políticas públicas (HCS-Manguinhos, vol.20, no.1, jan./mar. 2013), a antropóloga Luciane Ouriques Ferreira analisa as redefinições de sentido pactuadas entre representantes do Estado e de comunidades indígenas em encontros realizados no Acre, em 2006, reunindo médicos, parteiras, pajés e agentes indígenas de saúde de diferentes etnias. Em entrevista ao blog da revista, a antropóloga defende diálogo para articular as medicinas indígenas e o sistema de saúde.
Na entrevista Direitos indígenas de saúde: desafios complexos, Alex Shankland, pesquisador do Institute of Development Studies, do Reino Unido, afirma que envolver as comunidades nas tomadas de decisão aproxima os sistemas de saúde dos seus usuários.
Em 2021, o sul da Bahia na viagem de Maximiliano de Wied, 1815-1817 foi destaque da revista HCS-Manguinhos, que publicou artigo de revisão historiográfica de Francisco Cancela, professor da Universidade do Estado da Bahia. O artigo retoma a memória silenciada da presença e participação dos índios na história e na prática científica.
No artigo Dos aldeamentos ao horto botânico: a apropriação de plantas de uso indígena na capitania de Guayases, 1772-1806, publicado em HCS-Manguinhos (vol. 28 n. 1, mar/2021), Thiago Cancelier Dias, doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e Cristina de Cássia Moraes, professora do Departamento de História da UFG, discutem a presença de funcionários naturalistas e suas práticas nos aldeamentos fundados em terras indígenas, a criação de um horto botânico na capital Vila Boa e a apropriação e envio de plantas nativas de uso indígena para Portugal, para fins alimentares, medicinais, de cordoaria e tintura. Os pesquisadores utilizaram na pesquisa documentos portugueses pouco conhecidos pela historiografia.
Leia na revista HCS-Manguinhos:
A flora da antiga capitania de Porto Seguro na viagem de Wied-Neuwied, 1815-1817: prática científica, inventário naturalista e colaboração indígena, artigo de Francisco Cancela (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 28, n. 3, jul/set 2021)
Ordem Consolata e povos indígenas do território federal do Rio Branco (1948-1952): estratégias de abordagem para inserção de cuidados, artigo de Jacquelaine Alves Machado, Raphael Florindo Amorim e Fernando Porto (v. 27, n. 4, out./dez. 2020)
Novas raças, novas doenças: a possibilidade colonizadora por meio da mistura racial em History of Brazil (1810-1819) de Robert Southey, artigo de Flávia Florentino Varella (v.23, supl.1, Dez/2016)
A abordagem historiográfica dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII – artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (vol.21 n.2 abr./jun. 2014)
“O Sesp nunca trabalhou com índios”: a (in)visibilidade dos indígenas na atuação da Fundação Serviços de Saúde Pública no estado do Amazonas, artigo de Amandia Braga Lima Sousa e Júlio César Schweickardt (vol.20, no.4, dez 2013)
A emergência da medicina tradicional indígena no campo das políticas públicas, artigo de Luciane Ouriques Ferreira (vol.20, no.1, jan./mar. 2013)
Evidências de medicina mestiça em obra escrita por irmão jesuíta na América meridional do século XVIII – Artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck e Roberto Poletto (vol.19, no.4/Dez 2012)
O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio, artigo de Fernando de Tacca (vol.18, no.1, mar. 2011)
Aspectos socioculturais de vacinação em área indígena, artigo de Luiza Garnelo (vol.18, n.1, mar. 2011)
Comunidade sateré-mawé Y’Apyrehyt: ritual e saúde na periferia urbana de Manaus, artigo de João Bosco Botelho e Valéria Augusta C.M. Weigel (vol.18, no.3, set 2011)
‘Formidável contágio’: epidemias, trabalho e recrutamento na Amazônia colonial (1660-1750), artigo de Rafael Chambouleyron, Benedito Costa Barbosa, Fernanda Aires Bombardi e Claudia Rocha de Sousa (vol.18, no.4, dez 2011)
Ñande Ru Marangatu: a judicialização da luta pela terra indígena e o papel do cientista, artigo de Thiago Leandro Vieira Cavalcante (vol.17, no.2, Jun 2010)
Aspectos socioculturais de vacinação em área indígena, artigo de Luiza Garnelo (vol.18, n.1, mar. 2011)
Ñande Ru Marangatu: a judicialização da luta pela terra indígena e o papel do cientista, artigo de Thiago Leandro Vieira Cavalcante (vol.17, no.2, jun 2010)
Do suplemento sobre a Amazônia (v.14, supl.0, dez. 2007), destacamos:
- O povo das águas pretas: o caboclo amazônico do rio Negro, artigo de Fernando Sergio Dumas dos Santos
- Cosmologia, ambiente e saúde: mitos e ritos alimentares Baniwa, artigo de Luiza Garnelo (versão também em inglês)
- Bahsariwii: a Casa de Danças, artigo de Gabriel Gentil
- Marcus Barros fala sobre meio ambiente e doenças tropicais na Amazônia, artigo de Stella Oswaldo Cruz Penido
- Koame wemakaa pandza kome watapetaaka kaawa (Baniwa, uma história de plantas e curas): caminhos para um roteiro, artigo de Stella Oswaldo Cruz Penido
- As plantas que curam e as ‘qualidades do ser’: sobre ontologia e alteridade ameríndia, artigo de Marco Antonio Gonçalves
- O mundo e o conhecimento sustentável indígena, artigo de André Fernando
Globalização e ambientalismo: etnicidades polifônicas na Amazônia, artigo de Luiza Garnelo e Sully Sampaio (vol.12, n.3, 2005)
Caminhos percorridos pelo dr. Jorge Clarke Bleyer nos campos da medicina tropical e da pré-história brasileira, artigo de Terezinha de Jesus Thibes Bleyer Martins Costa (vol.10, n.1, abr 2003)
Cinco imagens e múltiplos olhares: as ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX, artigo de Marcos Morel (vol. 8, supl.0, 2001)
Leia no Blog de HCS-Manguinhos:
O sul da Bahia na viagem de Maximiliano de Wied, 1815-1817
Artigo de revisão historiográfica de Francisco Cancela, professor da Universidade do Estado da Bahia, retoma memória silenciada da presença e participação dos índios na história e na prática científica
Plantas de uso indígena eram enviadas de Goiás para Portugal no século XVIII
Historiadores estudaram a contribuição indígena à história natural
Plantas da Bahia segundo um cirurgião do século XVIII
Embora não tivesse formação em história natural, o médico Francisco Antônio de Sampaio enviava à Academia das Ciências de Lisboa seus escritos sobre a natureza na vila de Cachoeira e seus usos locais
Um novo mundo de plantas e a circulação de saberes médicos
Artigo de Heloisa Gesteira explora a construção do conhecimento sobre a flora da América do Sul nos séculos XVII e XVIII a partir de diversos registros
Antropóloga defende diálogo para articular medicinas indígenas e sistema de saúde
Entrevista com Luciane Ouriques Ferreira
As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus
Eliane Cristina Deckmann Fleck discute a contribuição dos jesuítas ao desenvolvimento científico da América Platina
Imagens em O Cruzeiro contribuíram para formar imaginário que perdura sobre o índio no Brasil
No artigo ‘O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio’, publicado em HCS-Manguinhos (vol.18, no.1, mar. 2011), Fernando de Tacca aborda série de reportagens sobre a Expedição Xingu-Roncador entre 1944 e 1949.
Artigo analisa como missionários italianos se aproximavam de indígenas do Norte do Brasil em meados do século XX
Missionários enviados à região de Rio Branco eram vinculados ao Instituto Missionários da Consolata, sediado na Itália
Dossiê aborda o impacto da pandemia nos povos indígenas
Publicação que reúne análises teóricas, etnográficas e autoetnográficas foi produzida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a revista Vukápanavo, com apoio da Fiocruz.
Hitupmã´ax: interculturalidade e saúde indígena
A difícil relação entre a visão ocidental de adoecimento, cura, saúde e as especificidades do tratamento de povos indígenas como os maxakali é o foco de uma análise publicada na revista HCS-Manguinhos.
Noel Nutels: o médico sanitarista que denunciou o genocídio dos povos indígenas do Brasil
Leia artigo de Cristiane d’Avila para o Café História e artigo de Carlos Henrique Assunção Paiva publicado em HCS-Manguinhos em 2003.
Indígenas em duas décadas de HCS-Manguinhos
Revista publicou diversos artigos sobre diferentes questões
Acesse também conteúdo temático no nosso Blog internacional
Faça a sua busca por palavra em inglês ou espanhol.
http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/english/las-medicinas-tradicionales-en-hcs-manguinhos/