Editores debatem acesso aberto na Fiocruz

Outubro/2022

Um dos principais desafios de quem trabalha com revistas científicas está relacionado às publicações em acesso aberto. Novos modelos de negócio surgiram com o movimento do acesso aberto, que é mais amplo do que apenas um acesso gratuito. Ou seja, que o conhecimento científico é um bem público e, portanto, deve estar disponível a todos. Partindo desse princípio, as editoras científicas enfrentam o grande desafio de definir sua política editorial, levando em conta a disseminação do conhecimento e a sua sustentabilidade. 

Com o intuito de trazer a discussão para os Periódicos da Fiocruz, haverá uma roda de conversa virtual entre os editores das revistas cientificas da Fundação.

A ideia do encontro, que ocorre no dia 26/10, às 9h30, com transmissão pelo YouTube da Fiocruz, é debater quais as tendências, oportunidades e desafios para o editor científico no Acesso Aberto. 

Também haverá uma apresentação da atualização do Portal de Periódicos da Fiocruz, um espaço que adota a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que reúne em uma única plataforma, todos os periódicos científicos editados e produzidos no âmbito institucional. Tem como finalidade compartilhar informação e dados para a pesquisa, contribuindo para a disseminação e divulgação científica e tecnológica, bem como para democratização da informação em âmbito nacional e internacional. 

O evento intitulado “Como as instituições acadêmicas e de pesquisa podem estimular a publicação em Acesso Aberto para aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas?” faz parte de uma série de outros encontros entre os dias 24 e 27 de outubro na Fiocruz voltados para a Semana Internacional do Acesso Aberto. A Semana acontece em diversos lugares do mundo e em 2022 tem como tema principal “Aberto para a Justiça Climática”. 

Veja aqui a programação completa da Semana Internacional do Acesso Aberto 2022 na Fiocruz.

Serviço:
Nome do evento: “Como as instituições acadêmicas e de pesquisa podem estimular a publicação em Acesso Aberto para aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas?”
Data e hora: 26 de outubro, às 9h30.
Transmissão: YouTube da Fiocruz

Programação:

Mesa de abertura:
Vanessa Jorge (CINCO/VPEIC – Portal de Periódicos)
Mediadora: Maria de Fatima Martins (CINCO/VPEIC – Portal de Periódicos)
Roda de conversa (editores por ordem alfabética):

  • Adeilton Brandão (Memórias do IOC)
  • Denise Oliveira e Silva (RACA)
  • Gláucia Cruz (CIADS)
  • Luciana Dias (CSP)
  • Kizi Araújo (Reciis)
  • Maria Helena Durães (Revista Fitos)
  • Maria Helena Vilas (Visa em Debate) 

 

Leia no Blog de HCS-Manguinhos

Um futuro para além do acesso aberto

Workshop sobre os desafios das publicações de história comemora os 25 anos de HCS-Manguinhos
 

Editores de história da ciência e da saúde debatem acesso aberto no Rio

Eles participaram do 25º ICHST, realizado no Rio de Janeiro de 23 a 29 de julho de 2017, com o tema central “Ciência, tecnologia e medicina entre o global e o local”

Editores britânicos e latinos discutem financiamento e acesso aberto a revistas científicas

Falta de investimento é comum a todos, mas as soluções apontam para caminhos diferentes

Do mimeógrafo às redes sociais, um caminho de acesso aberto

Editor de História, Ciências, Saúde – Manguinhos por mais duas décadas, o historiador Jaime Benchimol participou de workshop sobre revistas interdisciplinares na Fiocruz

‘O Brasil é líder em produção científica e disseminação em acesso aberto na América Latina’

Dominque Babini, coordenadora do Programa de Acesso Aberto do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), deu entrevista ao Portal Periódicos Fiocruz