Setembro/2015
Nas primeiras décadas do século XX, a poliomielite manifestou-se de forma epidêmica tanto em países ricos quanto nos periféricos, fazendo vítimas fatais e deixando milhares de crianças e adultos paralisados. Na América Latina não foi diferente. Para contribuir com a historiografia ibero-americana sobre a pólio nos tempos modernos, História, Ciências, Saúde – Manguinhos reuniu num dossiê artigos que abordam a doença e seu enfrentamento em países como Espanha, Cuba, Argentina e Brasil. Coordenado por Adriana Alvarez, da Universidad Nacional de Mar del Plata, Conicet, e Dilene Raimundo do Nascimento, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, o dossiê “Historias de la poliomielitis” traz trabalhos de membros da Red de Estudios de la Polio y de la Síndrome Pós-polimielitis en Iberoamerica.
Além deste dossiê temático, destaca-se na edição de HCS-Manguinhos o depoimento do historiador e jornalista Bruno Leal, idealizador do site Café História, grande sucesso entre leigos e especialistas. Leal sublinha a importância de os historiadores divulgarem seus conhecimentos pela internet e analisa os desafios e potencialidades do uso de recursos como redes sociais e vídeos no cenário atual da historiografia. Outro destaque é a fala transcrita de Carlos Fico, coordenador da área de história da Capes, em encontro com alunos e professores do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz em junho de 2014. Na seção “Debate”, Fico discute a prática historiográfica entre os formuladores de políticas e o sistema de pesquisa e pós-graduação.
A edição traz ainda uma seleção de artigos submetidos espontaneamente que tratam dos mais diversos assuntos, como uma pesquisa argentina sobre déficit de atenção e hiperatividade em crianças, deficiência física e o valor da diferença, teorias sobre a propagação da febre amarela na imprensa paulista na virada do séc. XIX, saúde dos escravos, insalubridade do cárcere na Casa de Correção de Porto Alegre de 1855 a 1888, psiquiatria e criminologia na Justiça Penal no Distrito Federal na década de 1930, naturalistas e a iconografia oitocentista e o uso de animais no ensino de ciências biológicas e da saúde. Também convidam à leitura artigos com títulos surpreendentes, como Fome, comida e bebida na música popular brasileira, Ciência e tecnologia nas canções de Humberto Gessinger e O movimento Yīn e Yáng na cosmologia da medicina chinesa. Boas leituras.
Sumário Carta dos Editores Leia resumos de artigos desta edição no blog de HCS-Manguinhos: Edição traz dossiê sobre poliomielite Revista publica trabalhos que abordam a situação da doença na Ibero-América Time de HCS-Manguinhos ganha reforço internacional Editores científicos apresentam novos membros do corpo editorial da revista Obra de 1735 revela mazelas dos escravos em Minas Gerais Alisson Eugênio estudou o Erário Mineral, escrito por Luís Gomes Ferreira. Leia em HCS-Manguinhos Yīn e Yáng: a harmonia vital na cosmologia chinesa Artigo de Bernardo Diniz Coutinho e Pérola Goretti mostra diferenças em relação à abordagem ocidental do processo saúde-doença História com café Em depoimento a HCS-Manguinhos, Bruno Leal, criador do site Café História, defende uma nova forma de se produzir e divulgar o conhecimento Carlos Fico defende mestrados profissionais em história para professores da educação básica Coordenador da área de história da Capes falou na COC/Fiocruz sobre tendências e perspectivas da pós-graduação Ciência, tecnologia, rock e poesia Artigo em HCS-Manguinhos aborda a obra de Humberto Gessinger Fome, comida e bebida na MPB Artigo discute como a canção de protesto contribuiu para a construção da identidade alimentar brasileira Artigo revela condições de salubridade da Casa de Correção de Porto Alegre no séc. XIX Tiago da Silva Cesar analisa sensibilidades penais sobre cuidados médico-sanitários dispensados aos presos Artigo discute o debate científico sobre a propagação da febre amarela na imprensa paulista de 1895 a 1903 Soraya Lódola e Edivaldo Góis Junior, da Unicamp, demonstram as disputas por poder na medicina Compaixão, piedade e deficiência física Reni Aparecida Barsaglini e Emília Carvalho Leitão Biato discutem os sentimentos nas relações heterogêneas Artigo revela condições de salubridade da Casa de Correção de Porto Alegre no séc. XIX Tiago da Silva Cesar analisa sensibilidades penais sobre cuidados médico-sanitários dispensados aos presos Artigo discute o debate científico sobre a propagação da febre amarela na imprensa paulista de 1895 a 1903 Soraya Lódola e Edivaldo Góis Junior, da Unicamp, demonstram as disputas por poder na medicina