Para além da erradicação: parcerias científicas e o Serviço de Malária do Nordeste

Janeiro/2022

Um relatório de pesquisa publicado pelo Rockefeller Archive Center de autoria de Gabriel Lopes, pesquisador de pós-doutorado na Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, mostra como os cientistas da International Health Division da Fundação Rockefeller colaboraram estreitamente com os entomologistas brasileiros, primeiro para entender a história natural do Anopheles gambiae e depois trabalhar para eliminá-lo do país na atuação do Serviço de Malária do Nordeste (SMNE). 

Especialistas do Serviço de Malária do Nordeste em frente ao laboratório em Aracati, Ceará, Brasil, 1939. Fonte: National Library of Medicine/EUA (clique na foto para saber mais)

Para além do esforço de erradicação do mosquito, o autor aponta que os pesquisadores envolvidos no SMNE fizeram importantes avanços nas pesquisas relacionadas a espécies de mosquito pouco conhecidas, ampliando os estudos para além dos estados do Nordeste, com destaque para a região amazônica.

Gabriel Lopes

Gabriel Lopes tem escrito extensivamente sobre o impacto, as implicações e a história da introdução acidental de A. gambiae no Brasil em 1930, vindo do Senegal. A documentação dos arquivos do Rockefeller Archive Center foi fundamental para a pesquisa, realizada em 2019.

“Essas descobertas ajudam a reconsiderar o papel transnacional dos entomologistas que realizam trabalho de campo para pesquisas mais amplas que a empreitada erradicacionista original”, afirma Lopes. 

Acesse:

Beyond Eradication: Scientific Partnerships in Brazil and the Malaria Service of the Northeast, relatório de pesquisa de Gabriel Lopes, Rockefeller Archive Center, dez/2021

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Anopheles gambiae no Brasil: antecedentes para um “alastramento silencioso”, 1930-1932 , artigo de Gabriel Lopes (v. 26, n.3, jul./set. 2019)

Um experimento de erradicação do Anopheles gambiae no Brasil, 1930-1940, resenha de Rodrigo César Magalhães sobre o livro de Gabriel Lopes (v. 28, n. 1, mar/2021)

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Para enfrentar dramas sanitários, história
“A história das ciências e da saúde ajuda a entender os problemas e desafios sanitários em seus momentos mais dramáticos”, afirma Gabriel Lopes, autor de livro sobre mosquito africano causador de epidemia de malária no Nordeste brasileiro na década de 1930. Ele deu entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos.

Artigo aborda chegada de mosquito vetor da malária ao Brasil em 1930
Gabriel Lopes analisa as primeiras reações de cientistas e autoridades de saúde pública contra as epidemias de malária causadas pelo Anopheles gambiae

A pandemia de coronavírus e o Antropoceno
André Felipe Cândido da Silva e Gabriel Lopes escrevem para o especial sobre Covid-19 da Casa de Oswaldo Cruz