Pandemia, ensino remoto e a potencialização das desigualdades

Janeiro/2022

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais é o título do artigo de Rodrigo Cesar da Silva Magalhães na seção Testemunhos Covid da atual edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol. 28, n. 4, out/dez 2021). O autor defende que as distintas experiências de Educação a Distância (EAD) e ensino remoto no Brasil durante a pandemia evidenciaram a acentuada desigualdade histórica e estrutural que marca a nossa sociedade.

“Fato é que a EAD e outras formas de ensino remoto mediadas por plataformas tecnológicas, aplicativos de celulares, rádio e televisão vêm sendo incentivadas pelas três esferas de governo, muitas vezes à revelia da legislação educacional vigente no país, e adotadas em larga escala, principalmente na rede privada de ensino. Esse processo, desencadeado em meio a uma pandemia, além de maximizar a exploração dos professores e jogar sobre eles grande parte do ônus causado pelo fechamento das escolas, também tem contribuído para descortinar as diferentes realidades em que vivem os estudantes brasileiros e de que modo elas afetam seu direito constitucional à educação”, afirma Magalhães.

Leia em HCS-Manguinhos:

Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais, artigo de Rodrigo Cesar da Silva Magalhães na seção Testemunhos Covid (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 28, n. 4, out/dez 2021)