O médico brasileiro que foi diretor-geral da OMS por 20 anos

Junho/2020

Cristiane d’Avila para o Café História

Marcolino Candau. Foto: Fiocruz.

Principal agência multilateral de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem sua história intimamente relacionada ao Brasil – a dois brasileiros em especial. O primeiro, o médico paulista Geraldo Horácio de Paula Souza (1889-1951), propôs em 1945, juntamente com o diplomata chinês Szeming Sze (1908-1998), a criação de uma entidade da ONU voltada à saúde internacional. Paula Souza e Sze eram membros das delegações do Brasil e da China, respectivamente, na conferência que deu origem à ONU.

O segundo, o carioca Marcolino Gomes Candau (1911-1983), tema deste artigo, foi o primeiro brasileiro a dirigir a OMS, cargo que ocupou por 20 anos (1953-1973), período em que passou por três reeleições – 1958, 1963 e 1968. O arquivo de Candau foi doado à Fiocruz e está sob a custódia do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz.

Defensor da saúde como ferramenta para o crescimento econômico e de intervenções tecnocráticas que gerassem políticas públicas com bom custo-benefício, Candau foi promotor de grandes campanhas de combate a doenças infecciosas, como malária e varíola. Médico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ele utilizou habilidades técnicas e administrativas para, em meio à Guerra Fria, equilibrar visões de saúde pública nem sempre convergentes. 

Leia o artigo completo no Café História

Como citar este artigo

D’AVILA, Cristiane. O médico brasileiro que foi diretor-geral da Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS) por 20 anos (Artigo). In: Café História – história feita com cliques. Publicado em 1 jun. de 2020. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/o-medico-brasileiro-que-foi-diretor-geral-da-oms/. ISSN: 2674-59.

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

A saúde no contexto global
Primeira edição de HCS-Manguinhos de 2015 traz os dossiês ‘Bioética e diplomacia em saúde’ e ‘Saúde internacional/saúde global’

Leia em HCS-Manguinhos:

Cueto, Marcos e Hochman, Gilberto, Apresentação – Dossiê Saúde Internacional/Saúde Global, Mar 2015, vol.22, no.1

Brown, Theodore M., Cueto, Marcos e Fee, Elizabeth. A transição de saúde pública ‘internacional’ para ‘global’ e a Organização Mundial da Saúde. Set 2006, vol.13, no.3