O legado das mulheres negras: Anielle Franco inaugurará o ano letivo da Ensp/Fiocruz

Fevereiro/2023

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) realizará no dia 16 de março a aula inaugural de 2023, que tem como tema ‘O legado das mulheres negras’. Este ano, a aula será ministrada por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, uma das fundadoras do Instituto Marielle Franco.

Clique para acessar o canal da Ensp no YouTube

A pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP Marly Marques da Cruz será a moderadora do evento. A aula será no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, às 14h. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano, afirma que a presença da ministra Anielle Franco na aula inaugural marca valores de uma agenda institucional que deverá avançar na luta antirracista, pela equidade de gênero, por acessibilidade e diversidade. Como exemplo, a Escola adotou a Política de Cotas Raciais em todos os seus cursos e destacou em seus objetivos estratégicos ações de acompanhamento e apoio aos discentes cotistas como forma de lhes garantir a conclusão do estudos com êxito.

“Anielle Franco tem sua trajetória alinhada às questões de raça e gênero no Brasil e seus desdobramentos. Nossa ministra destaca a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os ministérios a fim de que políticas públicas sejam capazes de impulsionar a construção das bases da igualdade racial. Nossa instituição está comprometida com a construção do Brasil do futuro e com a necessidade de estabelecermos pontes que aproximem realidades que expõem e superem as profundas iniquidades sociais brasileiras. Anielle está comprometida com a ampliação e aprofundamento do debate sobre desigualdade e a diversidade étnico-racial e de gênero. E este é um dos nossos compromissos institucionais”, explica.

Novo ano letivo, novos desafios

Enirtes Caetano diz ainda que este novo ano letivo começa com uma série de desafios de reconstrução. “A Educação na ENSP conforma extensa rede colaborativa e mantém seu compromisso com um saber e pensar éticos, com qualidade e aliados aos princípios do SUS”, destaca a vice-diretora. Além disso, ela lembra das adaptações das atividades nos momentos mais agudos da crise sanitária da Covid-19 e reafirma a missão da Escola:

“No auge da pandemia, todos os cursos e programas da Escola se adaptaram e flexibilizaram a modalidade de oferta para preservar vidas. A adoção do ensino remoto emergencial foi necessária e sua reversão na ENSP tem se dado de forma gradativa e planejada desde o segundo semestre de 2021”. Ainda de acordo com a vice-diretora de Ensino, os bons resultados obtidos pelos cursos de Lato Sensu e Qualificação Profissional da Escola, assim como os da avaliação quadrienal do Stricto Sensu, refletem a excelência do corpo docente e discente. 

“Mantemos e respeitamos a unidade na diversidade de temas e abordagens que configuram o campo da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, combinando tradição, inserção e ousadia”, conclui Enirtes Caetano. 

Fonte: Ensp/Fiocruz

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Enfermagem dava mobilidade social a mulheres negras em meados do século XX
Projeto coordenado por Luiz Otávio Ferreira estudou 934 prontuários de três escolas num período de 40 anos

Lydia das Dôres Matta: “ilustre inominada” da história da enfermagem brasileira
Artigo examina a prática docente do ensino superior e a inserção de mulheres negras na enfermagem profissional através da biografia da enfermeira

Consciência e conteúdo
Acesse os treze artigos do suplemento Saúde e Escravidão, lançado em dezembro de 2012 pela revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, e muito mais conteúdo temático criteriosamente selecionado pelo nosso Blog para marcar o Dia da Consciência Negra

Sobre mulheres negras, leia na revista HCS-Manguinhos:

Ilustre inominada: Lydia das Dôres Matta e enfermagem brasileira pós-1930, artigo de Paulo Fernando de Souza Campos e Alessandra Rosa Carrijo (HCS-Manguinhos v. 26, n.1, jan./mar. 2019)

Uma mulher negra, suas células e alguns desafios da ética em pesquisa, resenha de Cristiano Guedes sobre o livro A vida imortal de Henrietta Lacks, de Rebecca Skloot (Companhia das Letras, 2011) (HCS-Manguinhos, v. 20, supl 1, nov 2013)

Perigosas amas de leite: aleitamento materno, ciência e escravidão em A Mãi de Familia, artigo de Karoline Carula (HCS-Manguinhos v. 19, dez 2012)

‘Amas mercenárias’: o discurso dos doutores em medicina e os retratos de amas – Brasil, segunda metade do século XIX, artigo de Sandra Sofia Machado Koutsoukos (vol.16, no.2, jun 2009)

Leia sobre escravos, escravidão, raça e temas relacionados em HCS-Manguinhos:

O botânico George Gardner e suas impressões sobre a cultura escrava no Brasil: Rio de Janeiro, 1810-1850, artigo de José Carlos Barreiro (HCS-Manguinhos, vol 24, n. 3, set 2017)

As proposições de Antonio de Saldanha da Gama para a melhoria do tráfico de escravos, “por questões humanitárias e econômicas”, Rio de Janeiro, 1810, artigo de Ana Carolina de Carvalho Viotti, (HCS-Manguinhos, vol. 23, n. 4, dez 2016)

Relatos de Luís Gomes Ferreira sobre a saúde dos escravos na obra Erário mineral (1735)artigo de Alisson Eugênio (vol.22, n.3, jul./set. 2015)

Fronteira, cana e tráfico: escravidão, doenças e mortes em Capivari, SP, 1821-1869, artigo de Carlos A. M. Lima (vol.22, no.3, jul./set. 2015)

Apontamentos acerca da Cadeia do Ser e o lugar dos negros na filosofia natural na Europa setecentista, artigo de Christian Fausto Moraes dos Santos e Rafael Dias da Silva Campos (vol.21 no.4 out./dez. 2014)

Sobre escravos e genes: “origens” e “processos” nos estudos da genética sobre a população brasileira. Artigo de Elena Calvo-González (vol.21, no.4, dez 2014)

Entre negros e miscigenados: a anemia e o traço falciforme no Brasil nas décadas de 1930 e 1940, artigo de Juliana Manzoni Cavalcanti e Marcos Chor Maio (v.18 n.2, abr/jun 2011)

Suplemento Saúde e Escravidão (vol.19, supl.1, dez. 2012)

Dossiê: Raça, Genética, Identidades e Saúde (v.12 n.2 maio/ago. 2005)