Abril/2022
Com essa bela capa anunciando o Dossiê Natureza e História, está no ar o primeiro número de 2022 do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi / Ciências Humanas (v. 17, n. 1, janeiro/abril de 2022), todo em acesso aberto, disponível para download gratuito.
Entre os artigos publicados na edição, destacamos Pragas, patógenos e plantas na história dos sistemas agroecológicos, de André Felipe Cândido da Silva, ex-editor-científico da revista HCS-Manguinhos, e dois de Tânia Salgado Pimenta, também pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz: Curas, rituais e amansamentos com plantas entre escravizados e libertos no Rio de Janeiro entre as décadas de 1810 a 1850; e Natureza e História: produções e saberes sobre as plantas em processos de circularidades científicas e nas relações interétnicas no passado e no presente, em co-autoria com Juciene Ricarte Apolinário.
O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi é um dos periódicos científicos mais antigos do Brasil. Criado por Emílio Goeldi sob o nome original de Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, seu primeiro número data de setembro de 1894. Atualmente, é publicado três vezes ao ano, em duas versões, Ciências Naturais e Ciências Humanas, que publica trabalhos originais nas áreas de antropologia, linguística, arqueologia e disciplinas correlatas.