Outubro/2020
Selecionamos artigos publicados em diferentes edições da revista HCS-Manguinhos para reflexão no Dia do Professor. Boas leituras!
A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva e Maira Ferreira avaliam a transversalidade na educação em saúde (v. 22, n.2, abr./jun. 2015)
Os centros de ciência e o ensino básico: formação de professores e divulgação científica
Resenha de Tiago Eloy Zaidan sobre o livro Cecine: transformações no ensino de ciências no Nordeste (2013, EdUFPE), de Ascendino Dias e Silva, Beatriz Coelho Silva e Liacir dos Santos Lucena (v. 22, n.4, out./dez. 2015)
Entre o ensino, a pesquisa e a assistência médica: um estudo de caso
Francisco Strauss e Jacqueline Leta investigam as relações entre ensino, pesquisa e assistência médica a partir de análise de documentos e relatos de nove professores do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(v.16, n.4, out./dez. 2009)
A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries)
Marcos Henrique Fernandes, Vera Maria Rocha e Djanira Brasilino de Souza investigaram a concepção sobre a saúde do escolar entre os docentes do ensino fundamental e caracterizaram a formação desses profissionais nessa temática, através de metodologia qualitativa, numa amostra constituída por 45 professores (v.12, n.2, maio/ago. 2005)