Janeiro/2015
Depois de 11 dias fechado ao público, o Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, reabre amanhã (sexta, 23/1). O fechamento ocorreu por conta da paralisação dos serviços de limpeza por falta de pagamento.
Na semana passada a UFRJ recebeu R$ 8 milhões do orçamento de 2015 para sanar as pendências com as empresas que prestam os serviços à universidade. Os pagamentos foram realizados até a última sexta-feira. Os contratos e pagamentos são centralizados pela Reitoria da UFRJ. A empresa Qualitécnica informou na segunda-feira que os valores ainda não tinham entrado em sua conta. Ontem, porém, os funcionários receberam os salários de dezembro e se comprometeram a retornar ao trabalho hoje (quinta). Está sendo feita uma grande limpeza no Palácio que abriga o museu.
No período de férias, o Museu Nacional recebe cerca de 5 mil visitantes nos fins de semana e cerca mil nos dias úteis. Os horários de visitação são de terça a domingo, de 10 a 17h, e segundas de 12 a 17h.
Como compensação aos cariocas e visitantes da cidade do Rio de Janeiro, o Museu não cobrará entrada no dia da reabertura.
Navegue pelo Guia de Visitação do Museu Nacional da UFRJ
Leia em História, Ciências, Saúde – Manguinhos:
Sá, Guilherme José da Silva e et al. Crânios, corpos e medidas:a constituição do acervo de instrumentos antropométricos do Museu Nacional na passagem do século XIX para o XX.Hist. cienc. saude-Manguinhos, Mar 2008, vol.15, no.1, p.197-208. ISSN 0104-5970 resumo em português | inglês texto em português
Silva, Marina Jardim e, Fernandes, Antonio Carlos Sequeira and Fonseca, Vera Maria Medina da Silva Coutinho: uma trajetória profissional e sua contribuição às coleções geológicas do Museu Nacional. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Jun 2013, vol.20, no.2, p.457-479. ISSN 0104-5970 resumo em português | inglês texto em português