Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde divulga edital para a turma 2024

Agosto/2023

Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) divulgou o edital para o processo de seleção da turma de 2024. São oferecidas 15 vagas e os interessados devem se candidatar entre 20 de julho e 25 de setembro de 2023 pelo Sistema Integrado de Ensino Fiocruz – Sief. Mais informações sobre as inscrições e o processo seletivo estão disponíveis no edital

O objetivo do programa é formar pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos, que visam promover o diálogo entre saúde, ciência, tecnologia e sociedade e capazes de incentivar o desenvolvimento de novas ações e estratégias para o campo da divulgação científica. 

Com característica multidisciplinar, o curso é destinado a museólogos, comunicadores, jornalistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências licenciados, pesquisadores de distintas áreas e àqueles que atuam, seja no âmbito acadêmico ou prático, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde. Todos os candidatos precisam ter diploma de nível superior devidamente reconhecido pelo MEC. 

O mestrado é resultado pela Casa e tem como parceiros o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz

HCS-Manguinhos publicou mais sobre divulgação científica e controvérsias que outros periódicos latino-americanos

A revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, publicada pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, foi o periódico que mais publicou artigos sobre divulgação científica e controvérsias científicas na América Latina, segundo artigo publicado por Marcela Alvaro, Luisa Massarani, Marina Ramalho e Silva, Penélope Andreani Valadares e Martha Marandino na revista JCOM América Latina (Volume 4 • Edição 02 • 2021). Leia o artigo em acesso aberto: Uma análise dos artigos acadêmicos latino-americanos sobre Divulgação científica e controvérsias

O Blog e as redes sociais de HCS-Manguinhos também já foi tema de pesquisas acadêmicas. Em 2017, a jornalista Kátia Kishi defendeu mestrado em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp e estudou como três revistas referências em Ciências Humanas fazem divulgação científica em blogs e redes sociaisHCS-Manguinhos foi considerado o melhor dos casos, até mesmo entre as revistas que não são de humanidades. 

Em 2018, a jornalista Marina Lemle, da primeira turma deste mestrado em Divulgação Científica da COC/Fiocruz, em sua dissertação apresentada em 2018 buscou compreender os caminhos trilhados pelo público do Facebook da revista HCS-Manguinhos e o potencial das redes sociais na comunicação e divulgação da ciência. 

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Dez anos de blogs e redes sociais da revista HCS-Manguinhos
Uma década de história em cinco minutos? Veja a nossa apresentação na Feira de Ideias do 18° Congresso RedPop 2023!

Divulgação da ciência: comunicação ou cultura científica?
Para autores de artigo na revista HCS-Manguinhos, a divulgação científica é uma “práxis objetivada por atividades desenvolvidas em meio a diversas esferas de criação ideológica”

Quem divulga ciência na Fiocruz?
Estudo investiga como se organiza um sistema de divulgação e popularização da ciência de uma instituição de grande porte como a Fundação Oswaldo Cruz, e como ele se articula com o discurso institucional

HCS-Manguinhos completa oito anos nas redes
Blogs e perfis do periódico científico em mídias sociais levam a história da ciência e da saúde a um público amplo e diversificado, transcendendo os muros acadêmicos

A arte de estar nas mídias sociais: dos artigos às curtidas
Há sete anos, HCS-Manguinhos se lançava nas redes. Roberta Cardoso Cerqueira, editora-executiva da revista, escreve sobre esta experiência pioneira entre as revistas científicas de história

História com café 
Em depoimento a HCS-Manguinhos, Bruno Leal, criador do site Café História, defende uma nova forma de se produzir e divulgar o conhecimento 

Divulgar é preciso: lugar de ciência é na rede social 
Em workshop na Fiocruz, editores brasileiros expuseram suas experiências de uso de novas mídias na divulgação científica

Pesquisadora estuda como três revistas referências em Ciências Humanas fazem divulgação científica em blogs e redes sociais
“A Manguinhos é o melhor dos casos, até mesmo entre as revistas que não são de humanidades”, afirma Kátia Kishi, mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp

Editores discutem desafios da divulgação científica em redes sociais
Editores científicos participam de mesa na 67ª Reunião Anual da SBPC, em São Carlos, SP

Leia em HCS-Manguinhos: 

Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica, artigo de Guilherme da Silva Lima e Marcelo Giordan (HCS-Manguinhos,v. 28, n. 2, abr/jun 2021)

Uma análise das ações de divulgação e popularização da ciência na Fundação Oswaldo Cruz, artigo de Diego Vaz Bevilaqua, Heliton da Silva Barros, Loloano Claudionor da Silva (In memoriam), Maria Inês Rodrigues Fernandes e Nísia Trindade Lima (HCS-Manguinhos, vol. 28 n. 1, mar. 2021)

Variações sobre a “cultura científica” em quatro autores brasileiros. Fonseca, Marina Assis e Oliveira, Bernardo Jefferson de. Jun 2015, vol.22, no.2 

A ciência e seus públicos – suplemento temático de HCS-Manguinhos. Volume 20, nov. 2013. 

Museus e Ciências – suplemento temático de HCS-Manguinhos.Volume 12. 2005.

A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas. Ramalho, Marina et al. Jan 2017, vol.24, no.1 

Controvérsia científica no telejornalismo brasileiro: um estudo sobre a cobertura das células-tronco no Jornal Nacional . Almeida, Carla, DalCol, Franciane Lovati e Massarani, Luisa. Nov 2013, vol.20, supl.1 

As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o paradoxo da relação entre informação e atitudes. Castelfranchi, Yurij et al. Nov 2013, vol.20, supl.1 

Miguel Ozorio de Almeida e a vulgarização do saber. Luisa Massarani e Ildeu de Castro Moreira. Ago 2004, vol.11, no.2

Nunca aos domingos: um estudo sobre a temática do câncer nas emissoras de TV Brasileiras, Claudia Jurberg e Marina Verjovsky. Jul 2010, vol.17, supl.1 

A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920. Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani. Fev 2001, vol.7, no.3 

Leia mais:

Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências, artigo de Jaime L. Benchimol, Roberta C. Cerqueira e Camilo Papi em Educação e Pesquisa (v. 40, n. 2, abr./jun. 2014)

Humanamente: novo site de divulgação científica em humanidades
Veículo dá visibilidade à pesquisa e à atuação de grupos de pesquisa no Brasil, em especial os projetos contemplados no Edital Pro-Humanidades do CNPq (edital 040/2022)

Livro discute o que jovem brasileiro pensa da ciência
Foram ouvidas duas mil pessoas com idades entre 15 e 24 anos, residentes em todas as regiões do Brasil

A Casa da Ciência da UFRJ e os desafios de um centro cultural de divulgação científica
Para minorar o impacto da falta de recursos públicos, Casa busca patrocínio privado através das leis de incentivo fiscal e de outros mecanismos, como fazem museus no exterior

Conta aí, mestre: revistas científicas, blogs e Facebook
Dados do SciELO, do blog e do Facebook da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos foram analisados pela jornalista Marina Lemle, que buscou compreender os caminhos trilhados pelo público e o potencial das redes sociais na comunicação e divulgação da ciência

Telejornal brasileiro tem mais notícias de ciência do que similar colombiano
Estudo concluiu que o Jornal Nacional passa mais notícias e mais longas e ilustradas do que o Noticias Caracol

No partido da ciência
Estudo analisa a cobertura do Jornal Nacional sobre o uso de células-tronco em pesquisas

Brasileiros com fé na ciência
Estudo aponta que pessoas com renda mais baixa acreditam mais nos benefícios que a ciência e a tecnologia podem trazer. O professor Yurij Castelfranchi, da UFMG, debate a questão.

A ciência e seus públicos (vol. 20, supl. 1, nov/2013)